Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Filosofia: O Cidadão de Papel

terça-feira, 16 de agosto de 2011

 O Cidadão de Papel


Olá alunos!

A partir desta semana discutiremos alguns conceitos de cidadania e o que é ser cidadão na sociedade atual. Em um dos momentos da discussão, falarei a respeito do livro "O Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein. O autor utiliza a expressão "cidadania de papel" para criticar a situação social brasileira. A maioria dos brasileiros são "cidadãos de papel", pois possuem direitos e deveres garantidos por lei, mas que, infelizmente, não são concretizados, não são garantidos na prática. 

A Constituição Federal diz em seu artigo primeiro que todo indivíduo tem direito à cidadania, à dignidade da pessoa humana e, em seu artigo quinto, que todos são considerados iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. No entanto, o que vemos é uma grande parcela da sociedade brasileira à margem destes direitos fundamentais. São milhares de pesssoas excluídas, que não têm acesso à saúde, saneamento básico, educação, moradia, enfim, à margem da cidadania.

Para aqueles que queiram se aprofundar no tema, vale a pena ler o livro. O arquivo presente no link abaixo é uma versão digitalizada. Vale a pena lê-lo! São apenas 57 páginas.


Boa leitura!

Profª Karoline

0 comentários:

Postar um comentário