Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[A todos] Uma música e um conselho...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

L'Aventura - Legião Urbana

"Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria
Não se pode fechar os olhos
Não se pode olhar pra trás
Sem se aprender alguma coisa pro futuro"



Caros alunos,

Somente quem tem autonomia de pensamento, quem tem senso crítico e inteligência suficientes, não se deixa manipular pelos outros e pode ser considerado livre. Vocês podem até concordar com a maioria (mas não simplesmente pelo fato da maioria pensar assim), desde que saibam realmente o que está sendo defendido. Por isso que Renato Russo diz nesta música que  "quem pensa por si mesmo é livre".

Em outra canção (Há tempos), Renato retoma o tema liberdade, dizendo que "disciplina é liberdade". E é sobre este ponto que eu quero falar com vocês, meus alunos. Muitos de vocês têm resistências quanto ao pedido constante de disciplina em sala, pois querem "ser livres". Mas, a liberdade total, absoluta não existe. É utópica! Somos livres quando somos capazes de compreender o que acontece ao nosso redor, quando somos conscientes dos nossos limites e das nossas responsabilidades.

Disciplina é liberdade, pois, somente com ela é que aprendemos a buscar condições necessárias para sermos livre nas nossas escolhas. Ninguém alcança seus objetivos sem ter disciplina. Em outras palavras, não adianta traçar metas, planejar atitudes, almejar um bom emprego ou aquela vaga na faculdade, se não tiverem disciplina. É ela quem vai guiá-los para seguir os objetivos traçados.

Certamente vocês conhecem pessoas inteligentes, competentes, mas que não chegam a lugar algum. Por quê? Falta-lhes disciplina! Falta-lhes determinação para alcançar as metas, para vencer as dificuldades e os desafios.

A disciplina permite chegar onde se quer. Quando alcançamos os objetivos propostos, nos tornamos mais fortes e, mais fortes, conquistamos a liberdade de fazer escolhas. Vocês devem lembrar que, em minhas aulas, eu sempre digo para estudarem. Pois, estudando, se aperfeiçoando, vocês terão condições de escolher o que querem ser. Agora, aqueles que não estudam, que não aprendem, não terão a chance de escolher uma profissão. Terão que aceitar o que aparecer, se aparecer... 

Quem não estuda, quem não tem disciplina, quem não procura alcançar os seus objetivos, não escolhe  e está sujeito às escolhas de outras pessoas. E, certamente estas pessoas não estarão pensando no seu bem estar.

Não percam este tempo precioso de vocês! Façam a parte de vocês em sala de aula. Estudem. Aprendam. Tenham disciplina e sejam livres para escolher. Quem se dá a chance de aprender cria oportunidades de escolha, oportunidades que só surgem quando se tem disciplina.
Profª Karoline

0 comentários:

Postar um comentário