Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série]Sociologia: Processos Sociais

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Olá alunos! Como nosso calendário sofreu modificações por conta das programações diferenciadas nesta semana, posto aqui o texto que, para a próxima aula, vocês deverão ter nos cadernos. A explicação deste conteúdo farei na próxima aula.

Profª. Karoline
Processos Sociais



1.1 Cooperação

1. Associativos
1.2 Acomodação


1.3 Assimilação
Processos sociais







2. Dissociativos
2.1 Competição


2.2 Conflito

1. Associativos: estabelecem formas de cooperação, convivência e consenso no grupo. Geram laços de solidariedade.
1.1 Cooperação: reunião de vizinhos para resolver um problema em comum e mutirão de limpeza na escola, feito por alunos e professores.


1.2 Acomodação: o indivíduo ou o grupo social se ajusta a uma situação ou ao modo de vida de um grupo dominante para não gerar conflitos. Ex.: Escravos do período colonial brasileiro. Estes nunca aceitaram a situação de servidão, apenas se acomodaram à dominação e sempre que podiam se rebelavam.


1.3 Assimilação: processo de ajustamento pelo qual indivíduos ou grupos antagônicos (opostos) tornam-se semelhantes, havendo transformações internas nos indivíduos ou grupos. Exemplo: imigrante que se integra à sociedade que o acolhe.
                                                                                                                                            
2. Dissociativos: processos sociais que geram divergências, oposição e conflitos que podem se manifestar de diferentes modos.


2.1 Competição: uma forma de interação que envolve luta ou disputa por bens limitados ou escassos que tende a excluir o uso da força e violência. Ex.: vencer um torneio esportivo, ser o primeiro da classe, passar no vestibular, vencer um concurso etc.


2.2 Conflito: consiste em uma luta por bens, valores ou recursos escassos, na qual o objetivo é neutralizar ou aniquilar os oponentes. Pode empregar em maior ou menor grau o uso da força e da violência. Ex.: Abolição da escravatura no Brasil e nos EUA, terrorismo (forma extrema), greves (conflitos entre patrões e empregados), disputas de terra entre latifundiários e trabalhadores rurais.

1 comentários:

Larissa Borges disse...

Excelente forma de estudar! Muito Obrigada, com certeza seu texto vai me ajudar bastante nos estudos. ;)

Postar um comentário