Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Tópicos de Filosofia: Texto e atividades sobre mitos

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bom dia alunos!
Esepro que estejam todos bem dispostos a retomar os estudos de Filosofia!
Que tenhamos um excelente retorno e que ele seja produtivo.

1. Funções do mito
O mito acomoda e tranquiliza o ser humano diante de um mundo assustador, dando-lhe a confiança de que, através de suas ações mágicas, o que acontece no mundo natural  depende, em parte, dos seus atos.

O mito também fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas. Um exemplo disto é o ritual. O ritual é a repetição dos atos executados pelos deuses no início dos tempos e que devem se imitados e repetidos para que as forças do bem e do mal sejam mantidas sob controle. Desse modo, o ritual “atualiza”, isto é, torna atual o acontecimento sagrado que teve lugar no passado mítico.

2. Características do mito
O mito nas sociedades tribais é sempre um mito coletivo.
O mito também tem como característica o fato de ser sempre dogmático, isto é, apresentar-se como verdade que não precisa ser provada e que  não admite contestação.

3. O mito hoje
Hoje, com todo pensamento crítico e reflexivo, que teve início com os primeiros filósofos na Grécia do século VI a.C., e o desenvolvimento do pensamento científico a partir do século XVII os mitos parecem não ter mais importância e existência.

Mas não é bem assim que acontece. Apesar dos avanços do conhecimento humano, das evidências descobertas pela ciência, os mitos continuam presentes, pois o ser humano não apreende a realidade somente a partir da razão, mas também por meio da afetividade e da emoção. Sendo assim, a ciência não é a única que oferece interpretação válida do real, apesar da sua importância sobre o entendimento do mundo. A própria ciência pode virar um mito quando somos levados à acreditar que ela se constrói à margem da sociedade, que se mantém totalmente objetiva e neutra.    O mito é uma das expressões fundamentais da existência humana e sempre este presente nas sociedades, independente do avanço tecnológico e científico existente.

Hoje em dia, obviamente não cremos mais que existem deuses responsáveis pelos fenômenos naturais, como os gregos antigos criam. Mas, temos meios de comunicação em massa que estimulam os desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva.

Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como os personagens de filmes como Rambo, passam a encarnar o Bem e a Justiça e assumem a nossa proteção imaginaria, exatamente porque o nosso mundo está em crise e é extremamente inseguro.

No campo político, certas figuras são transformadas em heróis, pregando um modelo de comportamento que promete combater a corrupção, as mordomias, prometem riquezas para todos.

Artistas e esportistas podem ser transformados em modelos exemplares: são fortes, saudáveis, bem-alimentados, têm sucesso profissional, são excelentes pais, filhos, vivem cercados de pessoas bonitas e ricas.

As novelas, ao trabalharem a luta entre  o Bem e o Mal, está lidando com valores míticos, pré-reflexivos, que se encontram no interior de todos nós. Um exemplo de comportamento mitificado pelas novelas é o casamento. Nelas, ele é o grande anseio dos jovens apaixonados, é solução de todos os problemas e por isso quase todas as novelas terminam com um verdadeiro festival de casamentos.

Os padrões de vida, de felicidade e de beleza reproduzidos nos meios de comunicação, principalmente na televisão, são transformados em mitos que, aos telespectadores se tornam verdades desejáveis e que devem ser alcançados, tornando-se assim, requisitos para a realização humana.
Atividade Reflexiva
1) Quais são as funções do mito?
2) Quais são as características do mito?
3) Que exemplos de mitos contemporâneos o texto apresenta?
4) Cite uma figura mítica para o seu grupo e explique como ela se transformou em figura exemplar.

1 comentários:

Karoline Rodrigues de Melo disse...

1) O mito tem como funções acalmar o ser humano diante das angústias sobre questões que muitas vezes não é de fácil compreensão, além de criar modelos, exemplos a serem seguidos. Os rituais são exemplos desses modelos.
2) São histórias coletivas, que buscam explicar aquilo que a razão humana tem dificuldade de compreender. É dogmático, no sentido de se tornar uma verdade que não admite contestação. Sendo assim, o mito é sempre verdade para quem crê.
3)Ideais de justiça, de beleza, de felicidade e de vida que as pessoas aceitam como verdade sem questioná-las.
4)Esta é pessoal. =)

Postar um comentário