Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Sociologia: Indústria Cultural

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Galerinha, segue abaixo os tópicos sobre o conteúdo Indústria Cultural que combinei de postar aqui.

    Manifestações culturais transformadas em produtos – originado principalmente por conta do sistema econômico-político-cultural capitalista.
    Empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem produtos culturais.
    No Brasil, apesar da diversidade cultural existente, costuma-se focar conteúdos de culturas estrangeiras em detrimento de nosso conteúdo nacional.
    A produção da indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural pré–estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador.
    Grande elemento da indústria cultural é a Televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador.

O filósofo e sociólogo alemão Adorno  diz que “na indústria cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados comerciais”.

Negócio leva ao consumo e as consequências do consumo vão muito além do que a nossa visão pode alcançar. Lembrem-se do vídeo “História das Coisas” que assistimos esta semana:

Exploração de recursos naturais de forma indiscriminada –> pessoas trabalhando em condições insalubres em indústrias que além de as explor por conta da mão de obra barata,  contaminam o ar, a terra e as águas com seus resíduos tóxicos –> para produzirem produtos que serão consumidos por nós –> que serão descartados bem antes do seu tempo de terminar a vída útil por conta da vontade de comprar produtos mais novos –> que logo vão para o lixo –> que serão depositados em aterros ou encinerados e depois depositados em aterros, poluindo ainda mais nossos recursos naturais que já estão escassos.

Para aqueles que queiram assistí-lo novamente:
A História das Coisas

0 comentários:

Postar um comentário