Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[2ª Série] Sociologia: Lista de Exercícios

quinta-feira, 6 de junho de 2013



Lista de Exercícios de Sociologia – 2ª série – Profª Karoline Rodrigues de Melo





1. Acerca das características da comunidade, faça a soma correta:

01)O limite territorial é conhecido como nitidez.

02)Homogeneidade diz respeito às atividades e ao estado de espírito que são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes.

04)O que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem às necessidades de seus membros é a pequenez.

08)Pequenez é a unidade de observação pessoal.
Soma:________



2. Os indivíduos estão envolvidos como pessoas completas, que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo. É unida por um acordo de sentimentos e emoções entre as pessoas. Isto é uma clara definição de:

A) Comunidade.      C) Sociedade societária.

B) Sociedade.          D) Sociedade comunitária.



3. Assinale a alternativa que contenham apenas características de comunidade:

A)Contatos secundários, nitidez, contatos pessoais e diretos, sentimento de solidariedade e cooperação.

B)Contatos primários, sentimento de solidariedade, dimensões pequenas, homogeneidade e cooperação.

C)Contatos sociais secundários, sentimento de solidariedade, valorização do indivíduo e cooperação.

D)Contatos primários, sentimento de solidariedade, dimensões pequenas e heterogeneidade.



4. Dizem respeito apenas ao conceito, às características e exemplos de relações sociais nas sociedades:

A)Contatos sociais secundários, relações pessoais, valorização do indivíduo, diversidade de pensamentos e comportamentos até mesmo entre faixa etária e sexo semelhantes, pouca ou nenhuma cooperação.

B)Contatos sociais secundários, relações impessoais, valorização do indivíduo e forte sentimento de solidariedade.

C)Contatos sociais primários, relações de interesse, grandes dimensões geográficas, diversidade cultural e de opiniões, relações de conflito, pouco ou nenhum estímulo à competitividade e grande valorização do indivíduo.

D)Contatos sociais secundários, relações de interesse, contatos impessoais, valorização do indivíduo, estímulo à competitividade e necessidade de normas e leis objetivas.



5. A respeito do grupo social designado sociedade, analise as afirmativas e faça a somatória correta:

01)É uma grande união de grupos sociais marcada pelas relações de troca, porém de forma não-pessoal, racional e com contatos sociais secundários e impessoais.

02)É a forma de se estabelecer relações de troca de uma maneira mais íntima e marcada por contatos primários.

04)É a forma de viver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo.

08)Prevalece os acordos racionais de interesses.

16)Não há o estabelecimento de relações pessoais e na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo.

32)É fundamental haver um aparato de leis e normas para regular a conduta dos indivíduos.               
Somatória:________



6. Um círculo de indivíduos que, apesar de viverem pacificamente uns ao lado dos outros, não estão “essencialmente unidos, mas essencialmente separados”. Vincula-se a ideia de capitalismo, onde a satisfação egoísta das necessidades do homem-indivíduo deixa à parte.

A) Comunidade.              B) Sociedade.

C) Comunidade societária.   D) Tribos.



7. Designa a contínua mudança de alguma coisa numa certa direção. Seu significado contém as ideias de tempo e movimento, de pequenas alterações em um fenômeno de evolução, de mudanças que podem levar a transformações profundas.

A) Fenômeno social.    B) Processos sociais.

C) Relações sociais.     D) Transf. sociais.



8. Na Sociologia, em relação à interação entre os indivíduos, podemos definir dois grandes grupos de processos sociais:

A) Associativos e dissociativos.

B) Associativos e colaborativos.

C) Colaborativos e dissociativos.

D) Dissociativos e comparativos.



9.   Uma reunião de vizinhos para limpar a rua ou de pessoas para fazer uma festa; mutirões de alunos e professores para fazer reparos na escola ou de morados para construir conjuntos habitacionais são exemplos de processos sociais de que tipo?

A) Conflito.             B) Assimilação.

C) Cooperação.        D) Acomodação.



10.      Processos sociais que estabelecem formas de cooperação, convivência e consenso no grupo:

A) Dissociativos.     B) Associativos.

C) Conflito.            D) Competição.



11.      Processos sociais que estão relacionados a formas de divergência, oposição e conflito, que podem se manifestar de modos diferentes. São responsáveis, assim, por tensões no interior da sociedade:

A) Relações sociais.   B) Associativos.

C) Cooperação.         D) Dissociativos.



12.  É a forma de interação social na qual diferente pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. São exemplos: a reunião de vizinhos para limpar a rua, ou de pessoas para fazer uma festa; mutirões de moradores para construir conjuntos habitacionais:

A) Assimilação.          B) Acomodação.

C) Cooperação.          D) Competição.



13.  É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras, por não serem autossuficientes. Exemplo de um médico e de um lavrador: o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e este necessita de cuidados médicos quando fica doente. Existe, assim, entre eles uma relação de complementariedade.

A) Cooperação direta.  B) Cooperação indireta.

C) Assimilação.           D) Acomodação.



14.  O indivíduo ou o grupo social se ajusta a uma situação ou ao modo de vida de um grupo dominante para não gerar conflitos. Ex.: Escravos do período colonial brasileiro. Estes nunca aceitaram a situação de servidão, apenas se acomodaram à dominação e sempre que podiam se rebelavam.

A) Acomodação.         B) Assimilação.

C) Competição.           D) Conflito.



15.  O terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas de esquerda e direita, grupos separatistas e até por governos no poder. A que tipo de processo social o terrorismo pertence?

A) Competição.        B) Cooperação.

C) Assimilação.        D) Conflito.



16.  Imigrantes que chegam a outro país são levados a passar por processos sociais: deixam de lado sua língua e seus costumes, adotam modos de vida do povo que os acolhem e adaptam-se às condições da nova vida. Procuram assim se prevenir contra possíveis conflitos e viver em equilíbrio com o meio social que os cerca. O processo social no qual o indivíduo ou grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas é chamado de:

A) Acomodação.        B) Assimilação.

C) Cooperação.         D) Competição.



17.  O individualismo é um tipo de sentimento que valoriza e prioriza o indivíduo em detrimento da coletividade. Uma pessoa individualista, muitas vezes, ignora os anseios e necessidades alheias, além de ser indiferente a tudo que não influencie em sua própria vida. O individualismo é um sentimento muito presente em:

A) Comunidades.  B) Comunidades societárias.

C) Sociedades.     D) Tribos e clãs.



18.  Greve é a suspensão coletiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. A greve é um tipo de processo social:

A) Conflito.      B) Cooperação.

C) Assimilação.   D) Acomodação.



19.  É a forma de interação que implica luta por objetivos escassos; essa interação é regulada por normas, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e da violência:

A) Conflito.        B) Cooperação.

C) Competição.      D) Cooperação.



20.  Os protestos contra o aumento da passagem do transporte coletivo urbano de Goiânia, realizados por estudantes há algumas semanas atrás pode ser caracterizado como um tipo de processo social:

A) Dissociativo – competição.

B) Dissociativo – conflito.

C) Associativo – cooperação.

D) Associativo – acomodação.



21.  Partidas de futebol, participar de uma seleção de emprego, um vestibular ou concurso, são exemplos de processos sociais:

A) Dissociativo – conflito.

B) Associativo – cooperação.

C) Associativo – assimilação.

D) Dissociativo – competição.



22.  É um tipo de processo social associativo que pode se transformar em um processo social dissociativo de conflito, pois os indivíduos que participam não se adequam completamente a nova realidade. A discordância apesar de não ser visível, é latente (oculta):

A) Conflito.            B) Cooperação.

C) Assimilação.       D) Acomodação.



23.  Processo social, principalmente em sociedades capitalistas, que estimula os indivíduos a concorrerem em todas as suas atividades – na escola, no trabalho e até no lazer -, exacerbando o individualismo em prejuízo da cooperação.

A) Conflito.          B) Competição.

C) Assimilação.       D) Acomodação.



24.  A respeito do processo social de conflito, observe as afirmativas e faça a somatória daquelas que estejam corretas:

01)É um processo social dissociativo.

02)É caracterizado pela presença da força e da violência.

04)O conflito nem sempre é algo negativo, pois pode ser responsável por mudanças importantes para a sociedade.

08)Pode levar indivíduos a agir uns contra os outros em busca de uma melhor situação. Ela nasce dos mais variados desejos humanos, como ocupar uma posição social mais elevada, ter maior importância no grupo social, conquistar riqueza e poder, vencer um torneio esportivo etc.

16)Os indivíduos ou grupo social tem como desejo neutralizar ou aniquilar o seu oponente.

32)Um exemplo de conflito que se desdobrou em mudanças positivas foi o dos negros norte-americanos. Depois de violentos choques com a polícia durante os anos 1960, eles conseguiram ver reconhecidos seus direitos civis. Passados mais de trinta anos, embora certas formas de racismo e discriminação ainda persistam nos Estados Unidos, o negro integrou-se, pelo menos em parte, à sociedade norte-americana, permitindo, inclusive a primeira eleição de um presidente negro americano.                    
Somatória:_______



25.  Solidariedade está relacionada às obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo têm em relação a uma coletividade à qual pertence e de cuja manutenção se beneficia. Assim, a solidariedade social, a princípio, subentende a ideia de que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade e, portanto, sintam-se interdependentes. A solidariedade é um sentimento presente principalmente nos processos sociais de:

A) Cooperação.         B) Conflito.

C) Competição.         D) Acomodação.



26.  Imigrantes que chegam a ouro país são levados a passar por processos sociais: deixam de lado sua língua e seus costumes, adotam modos de vida do povo que os acolhem e adaptam-se às condições da nova vida. Procuram assim se prevenir contra possíveis conflitos e viver em equilíbrio com o meio social que os cerca. O processo social no qual o indivíduo ou grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas é chamado de:

A) Assimilação.            B) Cooperação.

C) Acomodação.          D) Competição.



27.  Em algumas situações históricas é possível observar que nem todos os conflitos terminam na extinção do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaça de destruição. O vencido acata as condições do vencedor e adota uma posição de subordinação. Assim, de um processo social dissociativo pode surgir um processo social associativo, como forma de cessar uma disputa. Os escravos do período colonial, por exemplo, nunca aceitaram a situação de servidão que lhes era imposta. Mas se submetiam à dominação. Eles se ajustaram a uma situação social de forma externa, mesmo não concordando com ela. Essa situação histórica é um exemplo de processo social:

A) de conflito.          B) de assimilação.

C) de cooperação.     D) de acomodação.




10 comentários:

Unknown disse...

Professora, vc pode me enviar o gabarito?Obrigada.

Josias Jr disse...

Olá gostei muito de suas questões, vc poderia me enviar o gabarito?

Elisangela disse...

poderia enviar o gabarito?É o que eu estava precisando. Envia para eccchiapinotto@gmail.com

Cris Sá Freire disse...

Trabalho com Sociologia e adorei as questões, ajudaram muito. Poderia, por favor, enviar o gabarito? Obrigada.
e-mail: cris.safreire@hotmail.com

Anônimo disse...

Por Favor Karoline Rodrigues de Melo envia o gabarito, queria conferir minha respostas? Obrigada. ;)
email: milenamoura03@hotmail.com

Unknown disse...

Poderia me enviar o gabarito?deyvisonmh@gmail.com

Unknown disse...

Pode me enviar o gabarito?? marcelofilho2007@bol.com.br

Unknown disse...

Olá professora, você poderia me enviar o gabarito? Para que eu confira as respostas. Meu email é marisouzasantos@hotmail.com. Obrigada

Lucas Dutra disse...

ola professore, pode me enviar o gabarito? lucas.madrid98@terra.com.br

VACA disse...

ÓTIMO

Postar um comentário