Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[2ª Série] Filosofia: Karl Marx e o modo de produção

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Olá pessoal!

Recordando algumas explicações dadas em sala, Karl Marx foi um grande teórico dos modos de produção que fazem parte da história. Segundo ele, o modo de produção é a base da sociedade, a estrutura sobre a qual são construídas a cultura, a política, as religiões e as ideologias da sociedade.

Segundo ele, os modos de produção se transformam ao longo da história. Isto acontece, pois, as forças produtivas (meios de produção = matéria prima + instrumentos de produção  + trabalho humano) entram em contradição com as relações de produção existentes.

Exemplo: No modo de produção escravista, que foi responsável por um grande progresso econômico para as sociedades que os adotaram, chegou a um ponto que foram esgotadas todas as possibilidades de crescimento econômico e tecnológico. Os senhores, dispondo de trabalho quase que de graça, não se interessaram no aperfeiçoamento das técnicas de produção, e os escravos não tinham, evidente, interesse no seu trabalho, não sendo possível confiar a eles instrumentos delicados e funções mais importantes.

Desta forma, o desenvolvimento encontrou uma barreira que eram as velhas relações de produção e que somente poderia ser superada com uma revolução social, a que acabou sendo iniciada pelos próprios escravos e acompanhada pelos segmentos mais pobres da população socialmente livre.

Resumindo: segundo Marx, o modo de produção (sistema econômico) é substituído, quando as relações de produção não acompanham as transformações mais dinâmicas das forças produtivas. Deste conflito entre relações de produção e forças produtivas surge um processo de transformação social que desencadeará em uma revolução social, modificado o modo de produção que entrou em contradição.

Se ainda houver dúvidas quanto ao conteúdo, não deixem de me procurar!

Profª Karoline


0 comentários:

Postar um comentário