Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[A todos] Roteiro para estudos

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pessoal,

Segue abaixo os conteúdos que os orientarão nos estudos das nossas disciplinas. Lembrando que as avaliações bimestrais iniciarão a partir do dia 16 de setembro, mas que, antes delas, temos as apresentações dos seminários. Portanto, se esforcem. Tenham disciplina!


1º ano do Ensino Médio:

Filosofia
  • Definir o que é moral.
  • Exemplos de valores morais da sociedade em que vivemos e valores de sociedades estrangeiras que são diferentes das nossas.
  • Explicar o caráter relativo da moral.
  • Valores morais que devem ser preservados.
  • Valores morais que devem ser substituídos.
  • Definir o que é ética.
  • Explicar o caráter universal da ética.
  • Indivíduo ético, segundo texto de Leonardo Boff.
  • Características gerais das éticas: epicurista, estóica, cristã-medieval, moderna e contemporânea.

Sociologia
  • Sociabilidade.
  • Socialização.
  • Tribos urbanas.
  • Contatos sociais primários e secundários.
  • Características e exemplos de contatos primários e secundários.
  • Isolamento social.
  • A importância da comunicação para o ser humano.

... ... ... ...

2º ano do Ensino Médio:

Filosofia
  • Viver é conviver.
  • Dimensão individual e coletiva do cidadão.
  • A dificuldade de conviver com os outros.
  • Conviver com as diferenças.
  • Indivíduo e sociedade.
  • A valorização do indivíduo.
  • Consequências da supervalorização do indivíduo: desigualdades, discriminação, individualismo e competitividade.
  • O senso comunitário.
  • A inconsciência social e a desproteção.

Sociologia
  • Conceitos de: meios de produção, relações de produção e modo de produção.
  • A importância do modo de produção para Karl Marx.
  • Principais características dos modos de produção: primitivo, escravista antigo (Grécia e Roma) e escravista colonial.
... ... ... ...

3º ano do Ensino Médio:
Filosofia
  • A política e o cotidiano. 
  • A indiferença política.
  • De que forma a indiferença política pode influenciar no andamento de uma comunidade ou de um país?
  • Cidadania. Conceito de cidadania para as sociedades antigas e sociedades modernas. 
  • O que é ser cidadão? O exercício da cidadania. Somos todos cidadãos?
  • O cidadão de papel.
  •  Interpretação de texto: Indiferentes, de Gramsci.

Sociologia
  • Pobreza e desenvolvimento.
  • Mito do desenvolvimento econômico.
  • Desenvolvimento perverso.
  • Indicadores vitais da pobreza.
  • Indicadores socioeconômicos da pobreza.
  • Conceitos de desenvolvimento econômico, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Profª Karoline Rodrigues de Melo

0 comentários:

Postar um comentário