Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[2ª Série] Filosofia: Ideologia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Às turmas que eu não pude passar o texto introduz o tema deste início de bimestre, coloco-o aqui.

Prfª Karoline

Ideologia

Ideologia é o conjunto de ideias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.

A ideologia funciona invertendo os efeitos e as causas, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia (ilusão) social, usando o silêncio para encobrir a incoerência.

Podemos exemplificar a ideologia com as afirmações de que: o adultério é crime, que o homossexual é pervertido e que o futebol é coisa do homem. O que a ideologia encobre? Encobre o vínculo entre compromisso e sexo, no primeiro caso. Encobre o preconceito pela escolha sexual diferente e o uso do sexo para prazer e não para procriar, no segundo caso. E também a discriminação ainda existente com o sexo feminino, no último caso.

Papel social da Ideologia:

Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota "falsa consciência": uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.

Historicamente, a burguesia também foi uma classe revolucionária que rompeu com a ordem social do feudalismo e impôs o modo de produção capitalista. Portanto, Marx argumenta que na ordem social capitalista, o proletariado, ou seja, todos aqueles que não são proprietários dos meios de produção e precisam vender sua força de trabalho para sobreviver - são os sujeitos depositários da esperança de uma ruptura revolucionária.

Para que isso ocorra, entretanto, o proletariado precisa primeiramente romper com a ideologia burguesa. E isso só se torna possível quando ele toma consciência de sua condição de classe dominada e explorada.

0 comentários:

Postar um comentário