Ato de Conhecer
Diz respeito à relação entre:
- Sujeito cognoscente: É o indivíduo capaz de conhecer algo.
- Objeto cognoscível: Pode ser algo fora da mente, mas também a própria mente (quando percebemos nossos afetos, desejos e ideias).
Produto do conhecimento:
É o que resulta do ato de conhecer (sujeito + objeto). O conjunto de saberes acumulados e recebidos pela cultura, as crenças, os valores, as técnicas, as religiões, as artes, a filosofia etc.
Modos de Conhecer:
Intuição- Empírica: imediato, baseado na experiência. Sensível (através dos órgãos dos sentidos: o calor, o sabor, o odor) e psicológica (experiência interna de nossos sentimentos, emoções e desejos).
- Inventiva: descoberta de soluções súbitas, hipóteses ou uma inspiração inovadora (intuição do sábio, do artista e do cientista).
- Intelectual: procura capturar diretamente a essência do objeto. Exemplo: o cogito de Descartes (penso, logo existo). Esta primeira verdade é um tipo de intuição intelectual, através do pensamento, do uso da racionalidade.
Conhecimento Discursivo:
- Precisa da palavra, da linguagem para existir. É organizado por meio de conceitos e ideias, que levam a demonstração e a conclusão. É abstrato. Despreza as características secundárias para obter a representação intelectual do objeto. Procura o universal e não o particular.
6 comentários:
Muito bom esse resumo, era o que precisava =)
Re bien resumido. Muy bueno
Muito bom.... Gostei d+... show..
um resumo muito bem feito e elaborado!
Bem claro os conceitos e de fácil compreensão.
Postar um comentário