Lista de Exercícios de Filosofia – 2ª série – Profª
Karoline Rodrigues de Melo
As questões discursivas
deverão ser respondidas no caderno!
1. Explique os argumentos
A) do erro dos sentidos;
B) do sonho;
C) do deus enganador e;
D) do gênio maligno.
2. Explique de que forma
Descartes chega a sua primeira certeza, o cogito.
3. Que razões levaram Descartes
a rejeitar os conhecimentos provenientes dos sentidos?
4. Por que, para Descartes, o
cogito é a primeira certeza, o primeiro conhecimento considerado indubitável?
5. Mostre que relação se
estabelece entre exercício da dúvida e procura da verdade em Descartes.
6. A respeito da filosofia de
René Descartes e seus conceitos, faça a somatória das afirmativas corretas:
01)Ele busca um novo método
para conhecer a realidade, uma vez que, aquilo que ela havia aprendido fora
sustentado sobre opiniões duvidosas.
02)O argumento do gênio
maligno explica a crença que o filósofo tinha na existência de um ser capaz de
enganá-lo inclusive quanto aos conhecimentos que parecem ser mais evidentes,
como os da matemática, fazendo-o acreditar que, por exemplo, 2+2=4 sendo que na
verdade não o é.
04)O exercício da dúvida
metódica ou hiperbólica é um método cartesiano que busca refletir sobre tudo o
que ele conhecia e pensava ser verdadeiro para verificar se eles realmente
eram.
08)O conhecimento originário
dos sentidos não eram completamente confiáveis, pois eles muitas vezes nos
enganam.
16)Descartes inaugura a
Filosofia Moderna com o Racionalismo, uma corrente filosófica que pretende
atingir o conhecimento exclusivamente por meio da razão.
32)Descartes afirma que não
é prudente se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez. Somatória: __________
7. É a corrente filosófica que
iniciou com a definição do raciocínio, que é a operação mental, discursiva e lógica.
Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra
proposição é verdadeira, falsa ou provável. Tem como principal representante da
modernidade o filósofo Descartes:
A) Empirismo. B) Racionalismo.
C) Inatismo. D) Experiência.
8. René Descartes foi um
filósofo, físico e matemático francês do século XVI. Descartes, por vezes
chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da
matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e
influentes da História do Pensamento Ocidental. Assinale a alternativa que mais
se relaciona ao título de fundador da filosofia moderna atribuído a esse filósofo:
A)É considerado o fundador
da filosofia moderna por causa dos seus argumentos do Deus enganador e do gênio
maligno.
B)É considerado o fundador
da filosofia moderna por suspeitar dos conhecimentos vindos dos sentidos.
C)É considerado o fundador
da filosofia moderna pois discordava das concepções tomista-aristótelicas.
D)É considerado o fundador
da filosofia moderna, pois decidiu buscar a ciência por conta própria. Procurou
criar um método investigativo que pudesse identificar o verdadeiro conhecimento,
conseguido através do trabalho lógico da mente.
9. É amplamente conhecido, na
história da filosofia, como Descartes coloca em dúvida todo o conhecimento, até
encontrar um fundamento inabalável; uma espécie de princípio de reconstituição
do conhecimento. Neste processo, Descartes elege uma regra metodológica que o
orientará na busca de novas verdades. A regra geral que orientará Descartes na
busca de novas verdades é:
A) Clareza e distinção.
B) A possibilidade do mundo
externo.
C) A possibilidade de
unirmos corpo e alma.
D) A certeza dos juízos
matemáticos.
10. Processo de questionamento sobre
tudo o que René Descartes pensava até então ser verdadeiro:
A)Plano cartesiano. B)Teoria
das ideias.
C)Duvida metódica. D)Exercício hiperbólico.
11. A respeito da tentativa de
Descartes de criar um novo método para o conhecimento, analise as afirmativas e
faça a somatória somente das corretas:
01) O argumento do Cogito é
utilizado por Descartes em suas Meditações na tentativa de fundamentar sua
Teoria do Conhecimento.
02) Descartes pretende
chegar a um fundamento de sua Teoria do Conhecimento, que seja o mais evidente
e verdadeiro possível. Para isso, ele se utiliza de um artifício para levar a
cabo seu trabalho: o princípio da dúvida (Duvidoso=falso).
04)Ao percorrer suas Meditações,
Descartes descarta a experiência como fundamento do conhecimento através do
Argumento do Erro dos Sentidos.
08)Rejeita também a sensação
interna, de coisas imediatas, como a própria existência, utilizando-se do
Argumento do Sonho.
16) Galileu, que diz que a base
para o conhecimento está nas verdades matemáticas, é refutado também por
Descartes através do Argumento do Deus Enganador.
32)Descartes cria o
argumento do gênio maligno, criando a possibilidade de estar enganado até em
relação as verdades matemáticas. Trata-se de um artifício psicológico, para
deixar a sua consciência atenta a tudo que dizem ser verdadeiro. Somatória:_____
12. É a postulação de que o ato
de sonhar providencia evidência preliminar de que os sentidos através dos quais
confiamos para distinguir realidade de ilusão não devem ser plenamente
confiáveis, e como tal, qualquer estado que dependa dos sentidos devem ser, no
mínimo, cuidadosamente examinados e testados com rigor para determinar se algo
é de fato real. A este argumento de Descartes, damos o nome de argumento do:
A)erro dos sentidos. B)gênio maligno.
C)deus enganador. D)do sonho.
13. A respeito da Dúvida
Metódica de Descartes, observe as afirmativas e faça a somatória apenas das
corretas:
01)É chamada de metódica, pois faz parte de
um método que procura o conhecimento verdadeiro.
02)É provisória, temporária,
pois pretende-se ultrapassá-la e chegar à verdade.
04)É chamada de hiperbólica,
exagerada propositadamente, para que nada lhe escape.
08)É radical, pois incide
sobre os fundamentos, as bases de todo o conhecimento.
16)É um exercício voluntário
e autônomo, pois não é imposta, é uma iniciativa pessoal.
32) A dúvida irá conduzir a
razão a uma primeira verdade incontestável: o cogito.
Somatória: _______
14. O que levou Descartes a
duvidar dos conhecimentos provenientes dos sentidos?
A)Ele afirma que os sentidos nos enganam
constantemente, de forma que não é prudente confiarmos em algo que nos enganou
alguma vez, nem aceitar como fundamento um tipo de conhecimento passível de
erros.
B)Ele duvidou do conhecimento sensível, pois
aprendeu desde cedo a valorizar o conhecimento matemático, que é para ele
eterno.
C)Duvidou do conhecimento proveniente dos sentidos,
após criar o argumento do sonho, que afirma não termos certeza sequer se vivenciamos
a realidade ou estamos em um sonho.
D) Descartes utiliza a dúvida do conhecimento dos
sentidos, como um artifício psicológico, para deixar o nosso espírito sempre
alerta aos conhecimentos aparentemente verdadeiros.
15. A sequência correta das
etapas do exercício filosófico da Dúvida Metódica é:
A)Argumento do erro dos sentidos, argumento do
sonho, argumento do gênio maligno, argumento do deus enganador e cogito.
B)Argumento do sonho, argumento dos sentidos,
argumento do gênio maligno, argumento do deus enganador e o cogito.
C)Argumento do erro dos sentidos, argumento do
sonho, argumento do deus enganador, cogito e argumento do gênio maligno.
D)Argumento do erro dos sentidos, argumento do
sonho, argumento do deus enganador, argumento do gênio maligno e o cogito.
16. O que é o Cogito de
Descartes?
A)É a Dúvida Metódica, compreendida por ele como um
conhecimento indubitável, isto é, inquestionável.
B)É o argumento do erro dos sentidos, que afirma ser
o indivíduo capaz de equívocos quando se baseia na experiência sensível para
conhecer a realidade.
C)É o argumento do deus enganador, que supõe que um
ser superior seja capaz de fazê-lo crer em conhecimentos falsos, mesmo que pareçam
óbvios e evidentes.
D) É o resultado proveniente da Dúvida Metódica.
Descartes chega ao cogito depois de um exercício filosófico que passou pela
dúvida do conhecimento sensível, da sua própria existência, da possibilidade de
engano do conhecimento racional. O filósofo chega ao cogito, ao concluir que,
se pode duvidar do que acredita existir, é porque pensa, e se pensa, existe.
17. Descartes empregou um método
universal para o conhecimento. Qual das seguintes alternativas está em desacordo
com o método cartesiano?
A)Nada pode ser aceito como verdade mesmo quando
reconhecido como tal.
B)Deve-se dividir os problemas em tantas partes
quanto possível.
C)A reflexão deve seguir uma ordem definida,
começando com o que for mais simples.
D)Deve-se ter certeza de que tudo foi examinado, sem
omissões.
18. Descartes desenvolve o
argumento que supõe a existência de uma divindade que tudo pode e por quem foi
tudo foi criado. Esse deus poderia nos enganar, fazendo-nos acreditar em uma
realidade diferente da verdade. A este argumento damos o nome de:
A)Argumento do erro dos sentidos.
B)Argumento do gênio maligno.
C)Argumento do deus enganador.
D)Argumento da racionalidade.
19. São exemplos de ideias
inatas:
A)Ideia de infinito e conceitos matemáticas.
B)Ideia de frio e calor.
C)Ideia de unicórnios e monstros.
D)Ideia de sentimentos e sensações.
20. São exemplos de ideias
fictícias:
A)Ideia de infinito e conceitos matemáticas.
B)Ideia de frio e calor.
C)Ideia de unicórnios e monstros.
D)Ideia de sentimentos e sensações.
21. São exemplos de ideias
adventícias:
A)Ideia de infinito e conceitos matemáticas.
B)Ideia de frio e calor.
C)Ideia de unicórnios e monstros.
D)Ideia de sentimentos e sensações.
22. As ideias que nos chegam
através dos sentidos e da experiência, Descartes denomina:
A)Fictícias.
B)Inatas.
C)Adventícias. D)Verdadeiras.
23. Ideias provenientes da nossa
imaginação, uma combinação de imagens fornecidas pelos sentidos e retidas na
memória cuja combinação nos permite representar (imaginar) coisas que nunca
vimos:
A)Adventícias.
B)Fictícias.
C)Inatas.
D)Falsas.
24. Ideias que Descartes diz
terem nascidas conosco. São claras e distintas, não são inventadas por nós, mas
produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência. Representam as
essências verdadeiras, imutáveis e eternas, razão pela qual servem de fundamento
a todo o saber científico:
A)Adventícias.
B)Fictícias.
C)Inatas.
D)Verdadeiras.
25. Para Descartes, uma ideia
duvidosa era aquela que:
A)Que se apresenta de forma clara e distinta ao
espírito humano.
B)Que se torna inconsistente perante o argumento do
gênio maligno.
C)Que não resiste ao argumento do Deus enganador,
presente no exercício da dúvida metódica.
D)Não passa totalmente pelo crivo da razão. Isto é,
pelo critério da evidência (clareza e distinção).
26. Para Descartes, o que é um conhecimento
indubitável?
A)É um conhecimento de tal modo distinto e claro (evidente)que
dele não se pode duvidar.
B)É um conhecimento que provoca dúvidas quanto a sua
veracidade.
C)É um conhecimento incapaz de resistir ao exercício
da dúvida metódica.
D)É um conhecimento proveniente dos sentidos.
27. “Jamais acolher alguma coisa
como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar
cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos
que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu
não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.” [DESCARTES, R. Discurso do
método. p. 37]. O critério utilizado pelo filósofo para verificar se os
conhecimentos eram verdadeiros era:
A)O critério da evidência.
B)O critério da prevenção.
C)O critério da dúvida.
D)O critério dos sentidos.
3 comentários:
cade o Gabarito?
Cade as Respostas
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