Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Filosofia: Sócrates Filme Completo

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Sócrates - O Filme (1971)

O filme Sócrates é uma coprodução italiana, francesa e espanhola lançada no ano de 1971. O filme foi dirigido pelo diretor e roteirista Roberto Rosselini, um dos maiores nomes do ramo italiano. Na década de 1960 o diretor se dedicou sobretudo a produzir filmes de viés educativo para a televisão. 

O filme Sócrates aborda um pouco da trajetória de Sócrates (470-333 a.C.)m um dos maiores pensadores da Grécia Antiga, Por isso, a obra cinematográfica é um excelente objeto para o estudo relativo à reflexão filosófica e sobre o período clássico da história ocidental.

O foco da narrativa apresentada nesta obra é o final da vida do filósofo ateniense, passando pelo seu julgamento e morte. A obra foi baseada essencialmente nos Diálogos de Platão, o mais importante dos seus discípulos. Entre os textos utilizados estão Eutífron, Hípias, Apologia de Sócrates, Fédon e Críton. Além dos textos platônicos, é possível perceber uma breve encenação da comédia As Núvens, de Aristófanes, cujo enredo satiriza a figura de Sócrates.

Vocês terão a oportunidade de visualizar como era a vida no período clássico, ver o filósofo junto de seus discípulos, e de como, caminhando pelas ruas da cidade de Atenas, ele aplicava a maiêutica. Vale muito a pena assisti-lo.

O filme Sócrates está disponível no YouTube.
Idioma original: italiano.
Legenda: português.

Bom filme!

Por profª Karoline

0 comentários:

Postar um comentário