Lista de Exercícios de Filosofia – 3ª série – Profª
Karoline Rodrigues de Melo
As questões discursivas
deverão ser respondidas no caderno!
1. Que diferenças podemos
encontrar na virtú do cidadão e na virtú necessária ao príncipe, segundo
Maquiavel?
2. Qual é a finalidade da vida
política para Nicolau Maquiavel?
3. Descreva como é o estado de
natureza apresentado por Thomas Hobbes e explique a importância apontada por
ele em se estabelecer um contrato social.
4. “Os fins justificam os
meios”. Explique a frase atribuída ao filósofo Nicolau Maquiavel relacionando-a
a conduta e postura do príncipe idealizado por ele.
5. “O homem é o lobo do homem”.
Explique a frase de Thomas Hobbes relacionando-a a sua concepção de natureza
humana.
6. Platão foi um dos maiores
filósofos da Antiguidade Clássica. Uma de suas mais famosas obras, A República,
reflete sobre a forma de governo considerada por ele ideal. Em relação ao
pensador e sua filosofia política, assinale a alternativa incorreta:
A)O regime político
considerado ideal é a sofocracia. Uma espécie de aristocracia (governo da
elite) formada pelos mais sábios da cidade.
B)Para ele, somente os
sábios eram capazes de governar uma cidade, uma vez que apenas eles saberiam
das reais necessidades da população. Por terem a alma racional, controlariam as
suas paixões e vontades particulares, buscando sempre o que é melhor para a cidade.
C)O estado ideal deveria
investir na educação dos seus cidadãos. Esta deveria levar em conta cada tipo
de alma, direcionando os indivíduos para as áreas de atuação, de acordo com as
suas aptidões.
D)Platão aceitava como forma
de governo ideal a democracia, por acreditar que a coletividade, formada pelos
cidadãos atenienses, era capaz de governar em favor de todos, apensar de ter
sido a própria democracia grega que condenou o seu mestre Sócrates à morte.
7. Acerca da teoria política de
Maquiavel, faça a soma correta:
01)Para formular sua teoria
política, ele partiu da experiência real de seu tempo.
02)Ele afirmou que o príncipe ao agir deve
considerar os princípios éticos e morais que regulam a nova concepção política
04)O verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e
conservar o poder.
08)O príncipe precisa ter virtú, ou seja, as
qualidades para tomar e permanecer no poder, mesmo que use a violência, a
mentira, a astúcia e a força.
Somatória:______
8. “O maquiavelismo é uma
interpretação de O Príncipe de Maquiavel, em particular a interpretação segundo
a qual a ação política, ou seja, a ação voltada para a conquista e conservação
do Estado, é uma ação que não deve ser julgada por meio de critérios diferentes
dos de conveniência e oportunidade.” Com base no texto e nos conhecimentos
sobre o tema, para Maquiavel o poder político é:
A)Independente da
conveniência e oportunidade, pois estas dizem respeito à esfera privada da vida
em sociedade.
B)Dependente da religião,
devendo ser conduzido por parâmetros ditados pela Igreja.
C)Dependente da ética,
devendo ser orientado por princípios morais válidos universal e necessariamente.
D)Independente da moral e da
religião, devendo ser conduzido por critérios restritos ao âmbito político.
9. Muito citado, Maquiavel é um
dos maiores expoentes do Renascimento e sua contribuição determinou novos
horizontes para a filosofia política. A respeito do seu conceito de virtú, analise
as assertivas e faça a somatória apenas das corretas:
01)O homem de virtú é antes
de tudo um sábio, é aquele que conhece as circunstâncias do momento oferecido
pela fortuna e age seguro do seu êxito.
02)Mais do que todos os homens,
o príncipe tem de ser um homem de virtú, capaz de conhecer as circunstâncias e
utilizá-las a seu favor.
04)Partidário da teoria do
direito divino, Maquiavel vê o príncipe como um predestinado e a virtú como
algo que não depende dos fatores históricos.
08)O príncipe virtuoso é
aquele que sabe aproveitar as circunstâncias, não se prendendo à valores morais
ou religiosos. Ele deve agir de acordo com a oportunidade e a necessidade.
16)A virtude do príncipe é
diferente daquela que comumente é valorizada nas pessoas. Enquanto valoriza-se
a bondade, a honestidade e a retidão. Maquiavel, afirma que o príncipe, se
tiver as virtudes comuns dos cidadãos está fadado à ruína, pois não terá como
manter-se no poder em uma situação de guerra, que exigirá dele decisões e
posturas diferentes.
Somatória:_______
10. A respeito da obra Leviatã,
de Thomas Hobbes, assinale a alternativa incorreta:
A)O Leviatã representa o
monarca soberano, que detêm poder absoluto, conquistado através da luta de
todos contra todos.
B)O Leviatã, descrito por
Hobbes, é um homem artificial, de maior estatura e força do que o homem
natural, para cuja proteção e defesa foi projetado.
C)Em Leviatã Hobbes procurou
analisar a essência e a natureza do Estado Civil, ao qual, em razão de seu
poderio e de sua força, comparou ao monstro bíblico descrito no capítulo 41, do
livro de Jó.
D)Hobbes produziu uma teoria
segundo a qual o Estado Civil, ou simplesmente Estado, originou-se do contrato
firmado entre os indivíduos enquanto estes se encontravam no estado da natureza.
11. “O príncipe, portanto, não
deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo
unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente
do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio
e ao roubo”. No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, uma reflexão sobre a
monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse
autor, baseava-se na:
A)Bondade em relação ao
comportamento dos mercenários.
B)Conveniência entre o poder
e a moral do príncipe.
C)Compaixão quanto à
condenação de transgressões religiosas.
D)Neutralidade diante da
condenação dos servos.
12. Maquiavel em 1513 escreveu a
obra inaugural da filosofia política moderna: O Príncipe. É considerada
revolucionária, pois rompe com a tradição política existente na época. Leia as
afirmativas abaixo e depois some apenas as corretas:
01)O filósofo não admite um
fundamento anterior ou exterior à política, como Deus, natureza ou razão.
02)Toda cidade está
originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de
oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado.
04)Não existe boa comunidade
política constituída para o bem comum e a justiça. O que há é a divisão social
entre os grandes e o povo, não podendo ser a sociedade compreendida como una,
indivisa e homogênea.
08)A finalidade da vida
política é a tomada e manutenção do poder.
16)Não pode o príncipe se
aliar aos grandes, pois estes serão seus rivais e vão querer o poder para si. Deve
aliar-se ao povo, pois está a serviço dele.
Soma:________
13. O estado de natureza é:
A)É o estado de todos contra
todos, no qual o ser humano pode fazer o que achar necessário para proteger a
sua vida, inclusive praticar a violência.
B)É o estado que o ser
humano se encontra antes de participar de uma sociedade. O estado de natureza
diz respeito a natureza humana, que para Hobbes é negativa, ruim e antissocial.
C)É a transferência
voluntária de liberdade particular a um soberano em troca da garantia de vida e
de segurança.
D)É o estado natural do ser
humano, anterior ao estado, no qual Hobbes vê uma essência boa, solidária e
verdadeira do ser humano.
14. Leia o seguinte fragmento:
“Durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de mantê-los a
todos em respeito, eles se encontram naquela condição em que se chama guerra.
Uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens”. Este período descrito
por Hobbes é denominado de:
A)Direito natural. B)Estado de natureza.
C)Contrato social. D)Guerra civil.
15. Para Hobbes, o que é o
estado de guerra?
A)É o estado de todos contra
todos, é anterior a instituição do Estado. Não há leis, ordem ou política. Os
indivíduos podem fazer o que for necessário para garantir a vida.
B)É a consciência que o ser
humano tem do perigo de morte ao se manter no estágio anterior ao Estado.
C)É a concessão da liberdade
particular em troca da garantia de vida.
D)É o estado natural do ser
humano, no qual ele se vê convivendo com outros seres humanos, com o sentimento
mútuo de preservação de seus semelhantes.
16. Para Hobbes, qual é o
principal motivo que levam as pessoas a desejar a constituição de um Estado?
A)É o desejo de dominar seus
inimigos. Os indivíduos almejam sair do estado de guerra para institucionalizar
a violência e a força, pensando na possibilidade se tornar um governante,
soberano e poderoso.
B)Segundo o filósofo, o ser
humano em seu estado de natureza é egoísta e antissocial, de forma que, em um
estado de guerra, ele corre e apresenta perigo aos demais. Assim, o objetivo da
constituição de um Estado é o desejo de sobrevivência, transferindo as suas
liberdades particulares para um soberano, que vai garanti-lhes a vida e a não
retomada ao estado de guerra.
C)É o desejo de paz, uma vez
que o ser humano naturalmente quer viver em harmonia com o seu semelhante, mas
que no estado de guerra se torna impossível.
D)É a necessidade natural
que o ser humano tem de ser dominado e guiado por um soberano que saberá
decidir o que é melhor para seus súditos.
17. Sabemos que Hobbes é um
contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, afirmaram que a origem
do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente,
sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado
por eles, estabelecendo as regras de comércio social e de subordinação
política. A respeito do contratualismo de Hobbes, analise as afirmativas:
I. A soberania decorrente do contrato é absoluta.
II. A noção de estado de natureza é imprescindível
para essa teoria.
III. O contrato ocorre por meio da passagem do
estado social para o estado político.
IV. O cumprimento do contrato independe da
subordinação política dos indivíduos.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
A)I e II. B)I e III.
C)II e
III. D)II e IV.
18. “O direito de natureza é a liberdade
que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a
preservação de sua própria vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que
seu próprio julgamento lhe indicar como
meios adequados a esse fim. Com base no texto e sobre o Estado de natureza em
Hobbes, leia as afirmativas:
I.Todos os homens são
igualmente vulneráveis à violência diante da ausência de uma autoridade
soberana que detenha o uso da força.
II.Em cada ser humano há um
egoísmo na busca de seus interesses pessoais a fim de manter a própria sobrevivência.
III.A competição e o desejo
de fama passam a existir nos homens quando abandonam o Estado de natureza e
ingressam no Estado social.
IV.O homem é naturalmente um
ser social, o que lhe garante uma vida harmônica entre seus pares.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
A) II, III e IV. B) III e IV.
C) I e IV. D) I e II.
19. A respeito do Leviatã faça a
somatória das afirmativas corretas:
01)O modelo ideal de poder é a monarquia hereditária,
pois para Hobbes, a hereditariedade do poder evita a disputa por ele e o risco
de retornarem ao estado de guerra.
02)O sucessor do soberano poderá ser um filho ou
quem ele desejar, evitando disputas pelo poder.
04)Ele detém um grande poder, pois os súditos, por
meio do contrato social abriram mão da liberdade particular, em troca da garantia
de vida e de ordem social.
08)Ele detém em suas mãos o poder secular e o poder
religioso. Cabe ao soberano escolher a religião a ser seguida pelos súditos e a
interpretação a ser dada às escrituras sagradas.
16) O contrato que funda o poder político visa pôr fim ao estado de
guerra que caracteriza o estado de natureza.
Somatória:_____
20. Hobbes atribuía ao contrato social
uma soberania absoluta e indivisível. Sobre o contrato, assinale a incorreta:
A) A renúncia ao direito natural deve ser recíproca
entre os indivíduos.
B)A renúncia aos direitos, que caracteriza o
contrato político, significa a renúncia de todos os direitos em favor do soberano.
C)Os procedimentos necessários à preservação da paz
e da segurança competem aos súditos cidadãos.
D)O contrato que funda o poder político visa dar
continuidade ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza.
2 comentários:
GOSTARIA DO GABARITO DAS QUESTOES DO 3 ANO DE SOCIOLOGIA
lulicristina1996@gmail.com
alguem sabe a o gabarito das questões do 3 serie de sociologia dese exercicio, se souberem mande para ese e-mail abaixo por favor
lulicristina196@gmail.com
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