Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Filosofia: Qual é a importância de estudar Filosofia?

domingo, 2 de fevereiro de 2020




O que é a Filosofia?
·      A Filosofia é uma área de conhecimento, que surgiu há 2.600 anos, na Grécia. Estuda problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, à política, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Para que serve?
·      A Filosofia leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual.

Por que é importante?
Há muito tempo, nós homens, tentamos entender o sentido da vida, os motivos que nos levam a amar ou odiar algo, a entender o que é bom e mau. Todas estas questões são filosóficas. E vão aparecer independentemente de serem ou não discutidas na escola. Quando os alunos têm filosofia na grade curricular, o assunto acaba fazendo parte do dia a dia...
Boa parte de nós, brasileiros, não teve contato com a disciplina porque ela foi banida do currículo escolar pela Ditadura Militar, e substituída por Educação Moral e Cívica. Só em junho de 2008, mais de 40 anos depois, a filosofia voltou e se tornou matéria obrigatória no Ensino Médio das escolas de todo o país.

Quer saber por que é importante ter contato com essa área?
1. Interessa aos adolescentes
Ao contrário do que se pensa: os temas trabalhados pela filosofia não são cabeludos, coisa de adulto. Eles fazem parte do universo humano, independente da idade. Mas há um desafio: tornar os textos escritos pelos filósofos, muitas vezes complexos, em algo que os jovens entendam e achem legal.
Para isso, os professores podem utilizar livros didáticos, filmes, música, obras artísticas. Mas o mais importante é que o aluno entenda que algo tão próximo a ele como a liberdade e o livre-arbítrio, por exemplo, são problemas enfrentados pelos filósofos ao longo dos séculos e que eles têm algo a nos dizer sobre isso.
Os professores têm o desafio de fazer com que as teses filosóficas façam sentido e tenham relevância para os adolescentes. E isso depende da boa didática do professor. "É necessário abordar os conceitos com base nas experiências do jovem", diz Darcísio Muraro, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Instituto de Filosofia da Philosletera.

2. Provoca questionamentos
Toda criança é naturalmente filosófica. É curiosa, questionadora. Mas o dia-a-dia, em meio à escola e à vida dos adultos, reprime esse instinto. A criança cresce sem saber o quanto é importante questionar por que as coisas são assim e não assado. O contato com a filosofia no Ensino Médio é capaz de resgatar essa capacidade que vem da infância. Afinal, será que o que achamos ser certo, bonito, poderia não ser? Conceitos importantes como verdade, beleza, liberdade, ética e política, por exemplo, são trabalhados nessas aulas. E dificilmente têm espaço em outras disciplinas.

3. Elimina "pré-conceitos"
Muitas vezes a aula de filosofia se confunde com um espaço de debate solto e bate-papo, de sobreposição de opiniões. E ela realmente pode - e deve - começar como uma discussão, na qual os alunos apresentam seus "pré-conceitos" ou "pré-juízos" sobre determinados conceitos, como verdade, beleza, liberdade, ética, política, arte.
Mas um segundo momento é crucial. O jovem precisa descobrir que não há consenso sobre esses temas e deve ter contato com textos que apresentam outras maneiras de raciocinar sobre os mesmos problemas. Uma boa aula deve, assim, incluir a leitura de textos clássicos da filosofia.
"É importante como exercício de leitura, de reflexão, de atenção, de síntese, de vocabulário, de interpretação", diz o professor Márcio Danelon, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além dos textos, ele indica o uso de filmes, música, poesia e outros recursos para serem trabalhados com o texto filosófico.
O aluno também deve ter a oportunidade de repensar suas ideias iniciais. "O professor precisa reservar um momento para que os alunos coloquem suas novas ideias, seja por texto, teatro, desenho", conta Darcísio Muraro, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Instituto de Filosofia da Philosletera.

4. Estimula o raciocínio
As aulas de filosofia servem como estímulo para o raciocínio e para o aprendizado de muitas outras disciplinas. Além disso, o aluno consegue perceber que não há resposta certa para muitos assuntos, como ética e moral.
Diversos conceitos que foram trabalhados ao longo da história para explicar questões problemáticas, muitas vezes apresentam apenas soluções provisórias. Com isso, o adolescente é estimulado a construir seu próprio conceito sobre essas questões e a refletir sobre seu comportamento diante do mundo. Passa a entender um pouco mais a sociedade atual, a refletir sobre nossos problemas sociais e educacionais.
"O aprendizado repercute de maneira direta no dia a dia do adolescente e pode ajudá-lo a fazer uma opção melhor para seu futuro", diz Darcísio Muraro, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Instituto de Filosofia da Philosletera.

5. Enriquece as conversas em família
Muitas vezes, temos certeza de que nossa ideia sobre determinado assunto é a certa. Mas como pai, você deve entender que seu filho pode aprender outras ideias em sala de aula. E o mais legal é que ele tenha liberdade para discutir isso em casa.
Um dos papéis importantes dos pais é criar um ambiente onde os filhos tenham a liberdade de discutir o que aprenderam na escola. Toda a família sai ganhando com isso.
Se você acha que está despreparado para conversar sobre assuntos filosóficos em casa, há muito material disponível na internet, e diversos centros de referência promovem eventos sobre filosofia.

6. É cobrada no vestibular? Reprova?
·      É matéria obrigatória em vestibulares e no ENEM. E tem tanto peso e importância quanto qualquer outra matéria do currículo!

1 comentários:

Marcus Vinícios disse...

Boa noite! Passando para elogiar seu trabalho aqui em seu Blog. Acrescentando isso queria fazer um pedido: poder utilizar seu material em minhas aulas. Agradeço muito!

Postar um comentário