O que é a
Filosofia?
· A Filosofia
é uma área de conhecimento, que surgiu há 2.600 anos, na Grécia. Estuda
problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, à
política, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Para que
serve?
· A Filosofia
leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e
crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual.
Por que é
importante?
Há muito tempo, nós homens, tentamos entender o
sentido da vida, os motivos que nos levam a amar ou odiar algo, a entender o
que é bom e mau. Todas estas questões são filosóficas. E vão aparecer
independentemente de serem ou não discutidas na escola. Quando os alunos têm
filosofia na grade curricular, o assunto acaba fazendo parte do dia a dia...
Boa parte de nós, brasileiros, não teve contato com
a disciplina porque ela foi banida do currículo escolar pela Ditadura Militar,
e substituída por Educação Moral e Cívica. Só em junho de 2008, mais de 40 anos
depois, a filosofia voltou e se tornou matéria obrigatória no Ensino Médio das
escolas de todo o país.
Quer saber
por que é importante ter contato com essa área?
1. Interessa aos adolescentes
Ao contrário do que se pensa: os temas trabalhados
pela filosofia não são cabeludos, coisa de adulto. Eles fazem parte do universo
humano, independente da idade. Mas há um desafio: tornar os textos escritos
pelos filósofos, muitas vezes complexos, em algo que os jovens entendam e achem
legal.
Para isso, os professores podem utilizar livros
didáticos, filmes, música, obras artísticas. Mas o mais importante é que o
aluno entenda que algo tão próximo a ele como a liberdade e o livre-arbítrio,
por exemplo, são problemas enfrentados pelos filósofos ao longo dos séculos e
que eles têm algo a nos dizer sobre isso.
Os professores têm o desafio de fazer com que as
teses filosóficas façam sentido e tenham relevância para os adolescentes. E
isso depende da boa didática do professor. "É necessário abordar os
conceitos com base nas experiências do jovem", diz Darcísio Muraro,
professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Instituto
de Filosofia da Philosletera.
2. Provoca questionamentos
Toda criança é naturalmente filosófica. É curiosa,
questionadora. Mas o dia-a-dia, em meio à escola e à vida dos adultos, reprime
esse instinto. A criança cresce sem saber o quanto é importante questionar por
que as coisas são assim e não assado. O contato com a filosofia no Ensino Médio
é capaz de resgatar essa capacidade que vem da infância. Afinal, será que o que
achamos ser certo, bonito, poderia não ser? Conceitos importantes como verdade,
beleza, liberdade, ética e política, por exemplo, são trabalhados nessas aulas.
E dificilmente têm espaço em outras disciplinas.
3. Elimina
"pré-conceitos"
Muitas vezes a aula de filosofia se confunde com um
espaço de debate solto e bate-papo, de sobreposição de opiniões. E ela
realmente pode - e deve - começar como uma discussão, na qual os alunos
apresentam seus "pré-conceitos" ou "pré-juízos" sobre
determinados conceitos, como verdade, beleza, liberdade, ética, política, arte.
Mas um segundo momento é crucial. O jovem precisa
descobrir que não há consenso sobre esses temas e deve ter contato com textos
que apresentam outras maneiras de raciocinar sobre os mesmos problemas. Uma boa
aula deve, assim, incluir a leitura de textos clássicos da filosofia.
"É importante como exercício de leitura, de
reflexão, de atenção, de síntese, de vocabulário, de interpretação", diz o
professor Márcio Danelon, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além dos
textos, ele indica o uso de filmes, música, poesia e outros recursos para serem
trabalhados com o texto filosófico.
O aluno também deve ter a oportunidade de repensar
suas ideias iniciais. "O professor precisa reservar um momento para que os
alunos coloquem suas novas ideias, seja por texto, teatro, desenho", conta
Darcísio Muraro, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador
do Instituto de Filosofia da Philosletera.
4. Estimula o raciocínio
As aulas de filosofia servem como estímulo para o
raciocínio e para o aprendizado de muitas outras disciplinas. Além disso, o
aluno consegue perceber que não há resposta certa para muitos assuntos, como
ética e moral.
Diversos conceitos que foram trabalhados ao longo
da história para explicar questões problemáticas, muitas vezes apresentam
apenas soluções provisórias. Com isso, o adolescente é estimulado a construir
seu próprio conceito sobre essas questões e a refletir sobre seu comportamento
diante do mundo. Passa a entender um pouco mais a sociedade atual, a refletir
sobre nossos problemas sociais e educacionais.
"O aprendizado repercute de maneira direta no
dia a dia do adolescente e pode ajudá-lo a fazer uma opção melhor para seu
futuro", diz Darcísio Muraro, professor da Universidade Estadual de
Londrina (UEL) e coordenador do Instituto de Filosofia da Philosletera.
5. Enriquece as conversas em
família
Muitas vezes, temos certeza de que nossa ideia
sobre determinado assunto é a certa. Mas como pai, você deve entender que seu
filho pode aprender outras ideias em sala de aula. E o mais legal é que ele
tenha liberdade para discutir isso em casa.
Um dos papéis importantes dos pais é criar um
ambiente onde os filhos tenham a liberdade de discutir o que aprenderam na
escola. Toda a família sai ganhando com isso.
Se você acha que está despreparado para conversar
sobre assuntos filosóficos em casa, há muito material disponível na internet, e
diversos centros de referência promovem eventos sobre filosofia.
6. É cobrada
no vestibular? Reprova?
· É matéria
obrigatória em vestibulares e no ENEM. E tem tanto peso e importância quanto
qualquer outra matéria do currículo!
Fonte: Educar para Crescer
1 comentários:
Boa noite! Passando para elogiar seu trabalho aqui em seu Blog. Acrescentando isso queria fazer um pedido: poder utilizar seu material em minhas aulas. Agradeço muito!
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