Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Trilha de Aprof. Sociologia: O valor dado ao trabalho e o medo como razão do mercado capitalista

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

 O valor dado ao trabalho

 

O contexto da sociedade capitalista de mercado definiu um valor para o trabalho. Mas, que valor seria esse? Vejamos como Adam Smith, teórico que inspirou o liberalismo econômico, respondeu a essa questão, em 1776:

 

 

“Cada homem vive do seu trabalho, e o salário que recebe deve pelo menos ser suficiente para o manter. Em muitas ocasiões esse salário deve até ser um pouco mais alto; se não, ser-lhe-ia impossível constituir família, e a raça desses homens não passaria da primeira geração. (....) Os trabalhadores comuns, as camadas mais baixas, devem ganhar pelo menos o dobro daquilo de que necessitam para sua própria subsistência, a fim de que, quando se juntam dois trabalhadores de sexos diferentes, possam dar à luz e sustentar duas crianças”.

 

Fornecer ao trabalhador o mínimo necessário para sobreviver e procriar novos operários. Era esse o ensinamento que o fundador da ciência econômica dava aos capitalistas contemporâneos à Revolução Industrial. Assim como para os escravos da Antiguidade e os servos da Idade Média, a realização que os trabalhadores assalariados deveriam esperar de seus esforços na produção fabril era a de poder sobreviver e procriar.

 

Para o sistema fabril, o trabalho produtivo tinha por fim gerar uma riqueza que não deveria ser apropriada pelo trabalhador.

 

Apesar de o trabalhador ser livre e de a máquina ser anunciada como a que libertaria o homem do esforço físico, foi exatamente o contrário que aconteceu. As máquinas serviram tanto para o aumento da produtividade, como para impor a disciplina do tempo e do trabalho, com o objetivo de controlar as formas de desistência operárias, principalmente por meio da ameaça do desemprego.

 

 Saiba mais sobre a vida e a teoria de Adam Smith no vídeo abaixo: 👇


 

Na razão do  Mercado Capitalista, o medo

 

 

A máxima produtividade, proposta pelos teóricos do liberalismo – como Adam Smith, por exemplo -, transformava a sociedade do trabalho em sociedade da barbárie, marcada pela luta entre o capital e o trabalho. A utopia do crescimento infinito, sem contradições, parecia haver atingido o seu limite.


Diante das tensões surgidas, as elites sustentavam a necessidade de fazer algo além da repressão e da caridade para evitar um desastre social maior. O perigo iminente era o espectro da revolução, que se alastrava à medida que aumentava a exploração do trabalho.

 

 

 

Os escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir do Manifesto Comunista, de 1848, radicalizavam a crítica ao sistema de fábrica. Para esses autores, não existia possibilidade de reformas dentro do sistema. Só a erradicação da exploração do capital sobre o trabalho, lideradas pelas massas proletárias, traria soluções sociais positivas.

 

As denúncias sobre as condições miseráveis dos trabalhadores levavam as classes dirigentes a descobrir que essa situação era consequência do próprio projeto liberal. As elites eram obrigadas a reconhecer o problema não como degeneração genética dos pobres, mas como um problema social, que acabava envolvendo toda a sociedade, pobres e ricos.

 

O próprio Friedrich Engels, no clássico livro “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” (1845), revelou, de maneira contundente, a pobreza e a precariedade dos cortiços, caracterizados pela insalubridade, exiguidade de espaço e superocupação. Na sua obra, reconhecia algumas melhorias nas condições dos trabalhadores de Londres, provenientes das ameaças engendradas pela miséria:

 

“As repetidas epidemias de cólera, tifo, varíola e outras enfermidades indicaram ao burguês britânico a necessidade urgente de proceder ao saneamento de suas cidades, a fim de que ele e sua família não se tornassem também vítimas dessas epidemias”.


Referências:

CORDI, C.; AL, E. Para filosofar. São Paulo (Sp): Scipione, 2000.

0 comentários:

Postar um comentário