Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[2ª Série] Filosofia: Tipos de Conhecimento

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Conhecimento Empírico: popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. As informações são assimiladas por tradição, experiências causais, é caracterizado pela aceitação, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.  É superficial, sensitivo e subjetivo.

Conhecimento Científico: o conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram. Esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros. É tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de idéias, num processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência.

Conhecimento Filosófico: o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos. É uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo. O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceituais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais. Hoje, os filósofos, além das questões metafísicas tradicionais, formulam novas questões: A maquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria? Etc.

Conhecimento Teológico: conhecimento adquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto”.

1 comentários:

thadeu emanuel disse...

Todos nos utilizamos alguns desses conhecimentos, mas não sabíamos distinguir cada um, no entanto agora conhecemos e podemos distingui-los, pois este texto foi esclarecedor para sabermos os tipos de conhecimentos.
Muito bom!!!


Thadeu Emanuel 2 °"D"

Postar um comentário