Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Filosofia: Felicidade Realista

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Queridos alunos
Na semana anterior foi lhes apresentado um texto que discute como os grandes filósofos já pensaram sobre a Felicidade.
Em sala, ao lermos o texto de nosso livro, vimos que Aristóteles diz ser a Feliciade um bem em si mesmo. Em outras palavras, que a Felicidade não é algo que procuramos com vistas em outras coisas, mas que a procuramos por ela mesma.

Sendo assim, quem pensa que ser feliz é ter bens materiais, dinheiro ou status social está completamente equivocado.

O texto que segue abaixo fala de forma simples e até descontraída a respeito do tema levando em conta os "modelos" de Felicidade repetidos e almejados em nossos tempos. Leiam. Depois deixem aqui seus comentários a respeito.
 Profª. Karoline




Felicidade Realista
Martha Medeiros

A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.

Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.

E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.

É o que dá ver tanta televisão.

Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se.

Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade.

[Fonte: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/A_Felicidade_Realista.htm]

5 comentários:

Anônimo disse...

queria saber se platão era um idealista ou não

Karoline Rodrigues de Melo disse...

A teoria das idéias de Platão é historicamente o primeiro dos idealismos, em que a verdadeira realidade está no mundo das idéias, das formas inteligíveis, acessíveis apenas à razão. No entanto, não se assemelha ao idealismo moderno. Há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas

Anônimo disse...

Esse conteúdo sobre felicidade é o melhor que já estudei nesses 3 anos letivos! Eu e o Clever queremos saber onde encontramos o livro "Admirável Mundo Novo" e também pedir para a senhorita dar uma olhadinha e se gostar divulgar o meu blog: ESCRITORALORRANYMAIARA.BLOGSPOT. Lá tem algumas poesias que escrevi e essa semana começo a postar o livro que escrevi. É um romance diferente e bem interessante. Obrigada por ser essa professora dedicada e paciente! rsrsrs (LORRANY MAIARA-3°C)

Karoline Rodrigues de Melo disse...

Lorrany, o livro Admirável Mundo Novo pode ser baixado por meio do link: http://forum.fequimfar.org.br/Anexos/admiravel_mundo_novo.pdf
Sobre o seu blog, vou lê-lo no fim de semana e pensar uma forma de criar um espacinho aqui no meu blog para divulgarmos boas ideias como a tua. Um abraço!

Karoline Rodrigues de Melo disse...

Ah! Obrigada pelos elogios. Dedicada eu sei que sou e procuro ser cada vez mais, mas paciente... Preciso trabalhar este quesito, =P

Postar um comentário