Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Sociologia: Esquema do assunto que foi trabalhado nesta semana

quarta-feira, 6 de março de 2013

Pessoal, boa tarde!
Fico feliz em perceber que meus alunos estão acessando ao blog e à página no facebook para estudar os conteúdos. Mas ainda é pouco...

Aqueles que já acessaram, compartilhem com seus colegas de classe. =)

Abaixo segue um resumo sobre o que foi abordado na aula desta semana:

O que vem primeiro: o indivíduo ou a sociedade?

  • O indivíduo e sociedade fazem parte da mesma trama tecida pelas relações sociais. Não há distinção entre eles.
  • O ser humano é um animal social, portanto, nascemos e passamos nossa existência em sociedade porque necessitamos uns dos outros para viver.
  • Se hoje damos mais importância ao indivíduo é por conta do contexto histórico que estamos inseridos. Pois, ao analisarmos as diversas formas de sociedade e como elas se organizaram historicamente, perceberemos que só na Modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância.
  • Valorização do indivíduo: foi diante do desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal que a ideia de indivíduo e de individualismo firmou-se definitivamente, pois se colocava a felicidade humana no centro das atenções. A felicidade enfocava o lado material, e não como uma visão do todo. Sendo assim, o que passa a importar é a pessoa ser proprietária de bens, dinheiro ou apenas de seu trabalho.
  • Entre os povos antigos, pouco valor se dava ao indivíduo. A sua importância se dava inserida no grupo a que pertencia (família, Estado, clã, etc.). Apesar das suas diferenças naturais, não havia a hipótese de pensar em alguém desvinculado de seu grupo.

0 comentários:

Postar um comentário