Bom dia, meus alunos!
Em várias salas, ao longo da semana passada, eu coloquei no quadro os conteúdos que vocês deverão estudar para o nosso teste. No entanto, como não tenho certeza se fiz a divulgação em todas as salas, posto aqui para aqueles que eventualmente ficaram sem esta informação.
Esta será a nossa primeira avaliação, portanto, vocês ainda não sabem a maneira que eu cobro os conteúdos.
A dica que dou é: estudem e reflitam sobre o que foi discutido em sala. As avaliações exigirão interpretação, análise, relação entre os conteúdos trabalhados e situações do cotidiano e domínio sobre os conteúdos.
Bons estudos!
1º ano do Ensino Médio:
>> Filosofia:
O que é mito e qual a sua função.
O que é filosofia e qual é a sua importância.
Distinção entre o pensamento mitológico e o filosófico.
Teorias orientalista e do milagre grego.
Fatores históricos que contribuíram para o surgimento da Filosofia.
>> Sociologia:
Definição, características e importância da Sociologia.
Contexto histórico que propiciou o nascimento dessa ciência.
Conceito, características e exemplos de conhecimento do senso comum.
Distinção entre conhecimento científico e senso comum.
2º ano do Ensino Médio:
>> Filosofia:
Filosofia Cristã: contexto histórico e objetivo.
Patrística: o que foi e qual era o seu objetivo.
Santo Agostinho: relação estabelecida entre fé e razão, corpo e alma, vontade e pecado.
Influências do platonismo na teoria de Agostinho.
Teoria da Iluminação Divina.
Defesa da predestinação.
>> Sociologia:
Os primeiros sociólogos brasileiros.
Objetivos da construção de uma sociologia brasileira.
Primeiros objetos de estudo da sociologia brasileira.
A questão racial: conceitos de miscigenação, democracia racial e mito da democracia racial, e a cronologia do racismo.
3º ano do Ensino Médio:
>> Filosofia:
Filosofia de Friedrich Nietzsche.
Críticas feitas à moral e à religião.
Relação entre o sofrimento e o desenvolvimento humano.
Transvalorização da moral.
Moral de rebanho.
Moral de senhores e moral de escravos.
Relação existente entre os valores impostos e os sentimentos de culpa e ressentimento e a noção de pecado.
Análise de problemas cotidianos sob a luz dos conceitos e críticas nitzschinianos.
>> Sociologia:
Conceito de etnocentrismo e reflexão sobre atitudes etnocêntricas.
Conceitos de cultura.
Cultura para a antropologia.
Subculturas.
Relativismo cultural e diversidade cultural.
Cultura de massa e indústria cultural.
Relação entre indústria cultural, consumo e exploração de recursos humanos e naturais.
Reflexões sobre o vídeo assistido "História das Coisas".
0 comentários:
Postar um comentário