Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Filosofia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014



Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
Profª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 1ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Filosofia
1.    Você estudou que a Filosofia tem como objetivo principal o pensamento racional. Assinale a alternativa que melhor se identifica com esse pensamento:
A_(__)_A crença religiosa, pois nesta, a verdade nos é apresentada através da revelação divina.
B_(__)_O êxtase místico, que nos impulsiona ao espírito crítico.
C_(__)_As emoções, que nos auxiliam nessa busca do raciocínio.
D_(__)_O conhecimento das ciências, entendido como dotado de progresso, de continuidade.


2.    “Vivemos em um mundo que valoriza as aplicações imediatistas do conhecimento. O senso comum aplaude a pesquisa científica que visa a cura do câncer ou da AIDS (...) diante disso não é raro que alguém indague: Para que estudar filosofia se não vou precisar dela na minha vida profissional?” (ARRUDA; ARANHA). Após ler a afirmação anterior, assinale a opção que menos se harmoniza com a reflexão sobre a utilidade da Filosofia:
A_(__)_Independente de não se perceber uma utilidade prática imediata da Filosofia, pode-se dizer que ela é necessária para estimular o indivíduo a pensar com a própria cabeça; a não ser um mero de reprodutor de informações pensadas por outros e entregues a ele como verdade.
B_(__)_O estudo da Filosofia leva em conta o fato de o homem não ter apenas necessidades materiais. Encara o homem como um ser que precisa as necessidades que vão além do mundo concreto.
C_(__)_A Filosofia, tanto quanto as outras ciências, se preocupa com a satisfação das necessidades concretas do ser humano. A grande diferença está no momento em que essa preocupação se manifesta: para a ciência a satisfação é imediata; para a Filosofia a manifestação depende da corrente filosófica em questão.
D_(__)_A Filosofia é necessária por que possibilita um olhar diferente daquele predominante e assim viabiliza uma outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se mergulhado.

3.    A Filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a Filosofia, é correto afirmar que:
A_(__)_O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais.
B_(__)_A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes.
C_(__)_Tanto a filosofia como as outras ciências, são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teológicos.
D_(__)_A Filosofia serve-se também do senso comum, apesar de com ele não se confundir.

4.    Desde os primórdios da humanidade o mito está presente, inclusive nos dias atuais. A respeito desse conhecimento pode-se afirmar que:
A_(__)_É baseado no conhecimento empírico.
B_(__)_Se identifica com a razão.
C_(__)_É um excelente instrumento para uma explicação científica.
D_(__)_Baseia-se em crenças identificando-se com o sobrenatural.

5.    Leia o texto a seguir:
―Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável (intocável) sempre dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias e Eros: o mais belo entre Deuses imortais. Fonte: HESÍODO. Teogonia. Tradução de Jaa Torrano. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras, 1995, p. 111. Sobre o exposto acima, podemos afirmar que se trata de um texto:
I. Do período cosmológico, que compreende as escolas pré-socráticas, cujo interesse era perseguir a unidade que garantia a ordem do mundo e a possibilidade do conhecimento humano.
II. De caráter ético, cuja narrativa revela a preocupação com a conduta dos homens e dos deuses.
III. De caráter cosmogônico, cuja reflexão busca tornar concebível a origem das coisas e a força que as produziu.
IV. Anterior à cosmologia filosófica, cuja narrativa reflete ainda a mentalidade mítica.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A_(__)_I e III.                                       
B_(__)_II e IV.   
C_(__)_III e IV.   
D_(__)_I, II e III.

6.    ― Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os Gregos puseram a serviço do seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo. Fonte: JAEGER, W. Paidéia Tradução de Artur M. Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar:
A_(__)_Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
B_(__)_Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
C_(__)_Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
D_(__)_O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.

7.    Sobre a origem e as características da Filosofia, marque a alternativa INCORRETA:
A_(__)_A Filosofia é um conhecimento que tem como base o pensamento baseado em pré-conceitos e pré-juízos, buscando fundamentar-se em ideias imprecisas e vagas sobre as coisas, o homem e o mundo.
B_(__)_Desde o momento que o homem tomou consciência de si e do mundo no qual vivia, ele procurou respostas para a origem do mundo, do universo, da vida e de si mesmo. Mas, por conta da falta de conhecimento real sobre as coisas, ele criou o que chamamos de mito, que podemos entender como uma narrativa com a qual se busca explicar os acontecimentos, muitas vezes com base em explicações irreais, sobrenaturais e fantasiosas.
C_(__)_Dizemos que a Filosofia surgiu no momento em que os seres humanos não conseguiam mais perceber as justificativas mitológicas como verdade, pois eles queriam não apenas aceitar os mitos que lhes eram contados, mas sim compreendê-los racionalmente.
D_(__)_A Filosofia é entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento.

8.     “A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: “Tudo é um”. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e nos mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego”. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Tales e o surgimento da filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. Com a proposição sobre a água, Tales reduz a multiplicidade das coisas e fenômenos a um único princípio do qual todas as coisas e fenômenos derivam.
II. A proposição de Tales sobre a água compreende a proposição “tudo é um”.
III. A segunda razão pela qual a proposição sobre a água merece ser levada a sério mostra o aspecto filosófico do pensamento de Tales.
IV. O Pensamento de Tales gira em torno do problema fundamental da origem da virtude.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A_(__)_I e II     
B_(__)_I, II e IV  
C_(__)_II e III
D_(__)_II, III e IV

9.    Tales de Mileto foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importante, podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental. A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
A_(__)_A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
B_(__)_A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
C_(__)_A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
D_(__)_A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

10.              Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser das coisas. Sobre este assunto assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda e que a o que gera e mantém as coisas é a luta entre os opostos.
B_(__)_Parmênides de Eleia afirmou que o ser não muda. Acreditava que o ser é imóvel e sempre o mesmo. Dizia que “o ser é” e “o não-ser não é”.
C_(__)_Apesar de terem restado apenas fragmentos e comentários de autores posteriores, as teorias dos filósofos pré-socráticos foram muito significativas para o desenvolvimento da Filosofia e da ciência, uma vez que romperam com o pensamento mítico, buscando racionalmente uma justificativa para a origem de tudo.
D_(__)_Tales de Mileto, o primeiro filósofo, teria afirmado “tudo é ar”, indicando-a como um princípio elementar, fundamento de toda realidade.

11.     (UFU-1ª Fase Janeiro de 1999) Parmênides de Eleia, filósofo pré-socrático, sustentava que:
I - o ser é.
II - o não-ser não é.
III - o ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
IV - o ser é pensável e o não-ser é impensável.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas:
A_(__)_ I, III e IV.    
B_(__)_ II, III e IV.   
C_(__)_Todas estão corretas.
D_(__)_ I, II e III.
E_(__)_ I, II e IV.

12.     (UFU- 1ª Fase Janeiro de 1999) Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, compreendia que:
I- o ser é vir-a-ser.
II- o vir-a-ser é a luta entre os contrários.
III- a luta entre os contrários é o princípio de todas as coisas.
IV- da luta entre os contrários origina-se o não-ser.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas:
A_(__)_ I, II e III.                              
B_(__)_ II, III e IV.                          
C_(__)_ Todas estão corretas.
D_(__)_ I, III e IV.
E_(__)_ I, II e IV.

13. Explique:
a) o que é a teoria orientalista:
b) o que é a teoria do milagre grego:
c) por que os primeiros filósofos eram chamados de pré-socráticos ou filósofos da natureza
d) o que é um mito
e) qual a diferença entre o pensamento mitológico e o filosófico:

14. “A verdadeira Filosofia consiste em reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty, filósofo francês). Após ler o pensamento de Merleau-Ponty, explique por que a Filosofia é diferente das outras ciências. (05 linhas)

15. Em que sentido os primeiros filósofos se diferem do pensamento mítico? (04 linhas)

As questões discursivas serão analisadas em sala.

1 comentários:

Paula disse...

Gostei muito da seleção das questões! Estão de parabéns! Grata pela postagem!

Postar um comentário