Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Sociologia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014

Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/11292_599721170043717_992698332_n.jpgProfª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 3ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Sociologia

1.    São exemplos de cultura não material:
A_(__)_A religião, o sotaque e a roupa de um povo.
B_(__)_Comidas típicas, a roupa, arquitetura e a música.
C_(__)_Utensílios, a arquitetura, folclore e comidas típicas.
D_(__)_Festas religiosas, a religião, o folclore e o sotaque.

2.    É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Esta definição se refere ao conceito de:
A_(__)_Cultura.                        
B_(__)_Relativismo cultural.     
C_(__)_Indústria cultural.
D_(__)_Etnocentrismo.

3.    É uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc.
A_(__)_Relativismo cultural.    
B_(__)_Etnocentrismo.             
C_(__)_Diversidade cultural.
D_(__)_Preconceito.

4.    Não corresponde a uma atitude ou visão etnocêntrica:
A_(__)_Os índios brasileiros não tiveram a sua mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar.
B_(__)_Os negros se tornaram escravos dado a sua condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal.
C_(__)_As favelas são lugares carentes de cultura.
D_(__)_Toda sociedade possui seu valor e devem ser respeitadas em suas diversidades.

5.Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
A_(__)_A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
B_(__)_A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
C_(__)_A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
D_(__)_A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.

6.     Em relação aos estudos sobre a Cultura, observe as afirmativas abaixo:
I. A cultura recebida é expressa e vivida por cada nova geração e por cada individuo de forma peculiar, por isso, ela está sempre em transformação.
II. Não devem ser reconhecidos nem tolerados costumes diferentes daqueles que são adotados no mundo ocidental, já que este é o mundo científico, tecnologicamente desenvolvido e culturalmente civilizado.
III. Hoje em dia nenhuma cultura, é autônoma e fechada: os meios de comunicação social, as trocas comerciais, o turismo, a emigração, tornam-se causas de processos de aculturação.
IV. No mundo atual, civilizado, desapareceram todas as práticas discriminatórias étnicas, racistas e religiosas. Os povos deixaram de ser perseguidos e exterminados apenas por serem de raça, cultura ou religião diferentes.
V. O relativismo cultural avalia os comportamentos socialmente aprovados e os sistemas de valores dos povos sem referência a padrões absolutos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A_(__)_I, II, III, IV e V.         
B_(__)_I, II, III e IV.  
C_(__)_I, III e V.
D_(__)_II, IV e V.

7.     Ainda sobre o estudo da Cultura marque apenas as afirmativas corretas:
A_(__)_A diversidade cultural relaciona-se com o fato do ser humano ser um ser aberto.
B_(__)_A história de uma cultura é feita de tradição e inovação.
C_(__)_O etnocentrismo está na base de atitudes de xenofobia, racismo e colonialismo.
D_(__)_O diálogo intercultural deverá ter como suporte uma atitude de relativismo.
E_(__)_A cultura não é algo estático. A cultura de um povo varia no tempo e , quando mesmo tempo, varia de região para região.
F_(__)_Em uma sociedade com uma cultura dominante, não se pode encontrar subculturas.
G_(__)_Subculturas são culturas minoritárias, diferentes da cultura dominante de uma sociedade que tenta resistir às investidas e suas influências.
H_(__)_A cultura é uma manifestação genuinamente humana que revela traços universais e de mesmo valor.
I_(__)_É possível julgar as diferenças e valorizar as manifestações de povos distintos como mais ou menos cultas.
J_(__)_A relatividade cultural significa parte do pressuposto que cada cultura expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos de sua própria cultura.  
K_(__)_Nos estudos sobre a cultura, civilização não é algo absoluto, mas é relativa e nossas ideias e concepções são verdadeiras apenas na medida de nossa civilização.

8.     O conceito “São diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade” diz respeito a:
A_(__)_Ações etnocêntricas.    
B_(__)_Diversidade Cultural.
C_(__)_Relatividade Moral.
D_(__)_Relativismo Cultural.

9.     É o conjunto de ideias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.
A_(__)_Dominação.                   
B_(__)_Hegemonia.        
C_(__)_Manipulação.
D_(__)_Ideologia.

10. Marque a alternativa que não corresponda a uma forma de ideologia:
A_(__)_O termo genérico “Estado” representa uma “comunidade ilusória”, porque organiza os interesses específicos de grupos e frações das classes dominantes como se fossem os interesses de todos.
B_(__)_O trabalho pode ser algo bom, e em muitos casos é uma dádiva de Deus, pois lhe dá a estabilidade de sobrevivência ou mantêm as necessidades básicas.
C_(__)_O trabalho pode trazer benefícios à vida de quem o possui, mas não é uma regra. Muitas são as pessoas exploradas e que não recebem salários condizentes com o seu esforço, tornando assim o trabalho algo não dignificante, mas maçante e negativo.
D_(__)_O conceito de família tradicional, uma generalização, que compreende a composição pai, mãe e filhos é uma forma de ideologia, que tenta esconder e inibir as especificidades presentes da realidade social, como outras configurações de família, formadas somente pelo casal, por mães que criam seus filhos sozinhos, pais solteiros, filhos adotados, casais homossexuais etc.

11. Supremacia, em Sociologia, pode ser o domínio de uma classe ou cultura, que consegue fazer que o seu projeto seja aceito pelos dominados. Sobre esse assunto, observe as afirmativas:
I. A genuína música popular brasileira tem como seus representantes Elis Regina, Gilberto Gil, Vinicius de Morais e Chico Buarque, diferenciando-se da música apreciada pelas massas.
II. Dominação da cultura grega sobre as demais durante o Império de Alexandre Magno (processo conhecido como Helenismo). 
III. A dominação cultural britânica sobre a Índia utilizando argumentos de superioridade.
IV. A cultura dos EUA atua sobre o mundo inteiro, mas é melhor observado em países em desenvolvimento. Filmes, alimentos, expressões, termos e roupas são exemplos da influência exercida pelos norte-americanos no país.
V. Nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado.
São exemplos de supremacia apenas a(as) afirmativa(as):
A_(__)_V.  
B_(__)_II, III, IV e V.      
C_(__)_I, III, IV e V.
D_(__)_I, II, III e IV.

12. Sobre a Indústria Cultural, identifique a alternativa incorreta:
A_(__)_É direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural pré–estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador.
B_(__)_Para manter e conquistar público, a produção cultural não objetiva somente a expressão artística, mas a manutenção de ideias e valores de forma a dificultar o pensamento reflexivo do consumidor.
C_(__)_A indústria cultural assim como toda indústria está atenta a custos, distribuição e retorno de lucros.
D_(__)_A indústria cultural é uma forma positiva de levar às massas, por preços mais acessíveis, a cultura que antes estava restrita às classes mais altas. Por meio dela, os populares tem acesso a produtos culturais de qualidade e que contribuam significativamente para o desenvolvimento do senso crítico, tornando o indivíduo mais autônomo e independente intelectualmente.

13. Está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões, sendo que alguns apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar.
A_(__)_Consumo.                      
B_(__)_Consumismo.
C_(__)_Gasto inconsciente.
D_(__)_Indústria cultural.

14. O sociólogo Pierre Bourdieau desenvolveu o conceito de violência simbólica para identificar formas culturais que impõem e fazem que aceitemos como normal, como verdade que sempre existiu e não pode ser questionada, um conjunto de regras não escritas nem ditas. Dessa ideia nasce o que ele define como naturalização da história, condição em que os fatos sociais, independentemente de ser bons ou ruins, passam por naturais e tornam-se uma "verdade" para todos. Observe as afirmativas:
I. A dominação masculina, vista em nossa sociedade como algo “natural”, já que as mulheres são “naturalmente” mais fracas e sensíveis e, portanto, devem se submeter aos homens.
II. “Não tem como mudar a corrupção. Ela sempre existiu e sempre será assim”.
III. “É impossível combater as injustiças. Desde que o mundo é mundo ela está presente”.
IV. Uma criança da periferia tem um cotidiano muito distante do que é ensinado na escola. Na escola ela aprende que é importante estudar para ter uma profissão, para "ser alguém na vida". No entanto, muitas vezes esta criança trabalha para ajudar a família e, dependendo do caso, viver para ela é uma questão de sobreviver.
V. A mídia pratica a violência simbólica, ao impor a indústria cultural como cultura, massificando a cultura popular por um lado e restringindo cada vez mais o acesso a uma cultura, por assim dizer, "elitizada".
VI. Quando a escola ignora a origem de seus alunos, transmitindo-lhes o "ensino padrão" também pratica a violência simbólica.
Em relação à violência simbólica e a sua naturalização, estão corretas apenas as afirmativas:
A_(__)_I, II, III e VI.                    
B_(__)_II, IV e VI.                        
C_(__)_II, III e VI.
D_(__)_I, II, III, IV, V e VI.

15. Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado (apesar das) as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”. (CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04).
I. O fundamento último do mundo capitalista é oportunizar a todos os indivíduos a possibilidade de ascensão social.
II. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
III. Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
IV. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
Está(ão) correta(s) apenas:
A_(__)_II.                                      
B_(__)_II e III.                             
C_(__)_I e II.
D_(__)_I, II, III e IV.

14. Dentre as frases a seguir, identifique aquela que expressa a principal função das propagandas em uma sociedade de consumo.
A_(__)_Informar os consumidores das virtudes dos produtos.
B_(__)_Divulgar o produto para atingir demanda já existente.
C_(__)_Esconder os problemas dos produtos.
D_(__)_Criar a necessidade de consumo alavancando a demanda.

16. “Não é a tecnologia que atende às necessidades, como os meios de comunicação de massas geralmente nos fazem crer, e, sim, as necessidades é que são criadas para atender à crescente população e à elaboração cada vez mais diversificada dos bens de consumo”. Explique esta afirmação.


4 comentários:

Unknown disse...

gostei tem as resposta do trabalho.. ;)

o pensante disse...

Parabéns a organizadora do blog. Excelente material. Atenciosamente prof. John Saints

Unknown disse...

Deus agiu grandemente na sua vida!

Unknown disse...

Valeu me ajudou muito!

Postar um comentário