Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Filosofia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014

Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
Profª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 3ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Filosofia

1.     O sofrimento para Friedrich Nietzsche é (duas alternativas):
A_(__)_Algo importante para a vida do ser humano, uma vez que, para ele, quanto mais a pessoa passa por adversidades, mais ela se desenvolve como ser humano, pois é em meio ao sofrimento que se aprende a viver.
B_(__)_O sofrimento é algo negativo à existência humana, pois aniquila as forças vitais, sendo necessário ao ser humano procurar uma religião para aprender a lidar com os problemas.
C_(__)_Nietzsche é indiferente ao sofrimento. É algo simplório demais para que o ser humano, no auge de sua força vital, possa considerá-lo como um problema.
D_(__)_Não existe vida sem sofrimento, e felicidade sem esse sentimento também não. Ao ser humano cabe compreender que ele faz parte da sua existência e aprender a tirar algo positivo dele. Quando se sofre, segundo Nietzsche, o ser humano se fortalece e aprende a lidar melhor com os sofrimentos futuros.

2.     A frase de Nietzsche “o que não me mata, me fortalece” pode ser entendida como:
A_(__)_Aquilo que não é capaz de aniquilar a existência do homem não é de todo o mal, por mais que pensemos assim. O sofrimento, o prejuízo, a dor, enfim os sentimentos considerados negativos pela sociedade podem ajudar o ser humano a se conhecer e a se fortalecer diante da vida. É possível sempre tirar algo de positivo em meio aos problemas, por mais difíceis que sejam. Mas apenas as pessoas fortes são capazes de fazê-los.
B_(__)_Significa crer que Deus não permitirá que algo de tão ruim abale a vida do fiel. Deus está no comando e ele sabe o quanto o ser humano pode suportar.
C_(__)_Significa dizer que não existe vida sem sofrimentos e que cabe ao ser humano ignorá-los ou se anestesiar diante deles, procurando na imagem divina uma válvula de escape para aliviar a sua dor.
D_(__)_É ter fé de que nem sempre os problemas são tão ruins. E quanto mais brandos forem eles, mais a pessoa poderá se desenvolver como ser humano.

3.     Sobre o que diz Nietzsche a respeito da moral tradicional, assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_A moral tradicional não é valida e tampouco deve ser seguida, pois aquilo que ela considera justo e bom é sempre relativo a um grupo que possui interesses. Nesse caso, não é possível compreendê-la como algo universal e que possa ser considerada por toda a humanidade.
B_(__)_Não existem valores imutáveis e universais. A moral estabelecida é fruto de uma construção histórica que procurou beneficiar um grupo de interessados, não existindo noções absolutas de bem e de mal.
C_(__)_As noções de bem e mal estabelecidas pela moral tradicional são produtos histórico-culturais, elaboradas pelo homem a partir de interesses humanos, mas que, as religiões impõem como se fossem produtos da “vontade de Deus”.
D_(__)_Seguir a moral tradicional é importante ao desenvolvimento humano, pois, segundo Nietzsche é por meio dela que o ser humano resgata as suas forças vitais, a sua dimensão dionisíaca e constrói o que ele chama de “moral de senhores”.

4.     A moral de rebanho é:
I. A moral cristã.
II. A moral geradora de resentimentos e culpas.
III. A moral fundada na aceitação do sofrimento, da renúncia, do altruísmo, da piedade, típicos da moral dos fracos.
IV. A moral que resgata a dimensão dionisíaca e favorece o desenvolvimento autêntico do ser humano.
V. A moral que favorece o desenvolvimento do ser humano, respeitando as dimensões dionisíaca e apolínea, reconhecendo como válidos os seus desejos e vontades e não os entendendo como pecado ou algo que deva ser condenado.
Estão corretas as afirmativas:
A_(__)_I, II, IV e V.  
B_(__)_I, II, III e IV.
C_(__)_I, II e III.
D_(__)_I, II e V.

5.     Para Nietzsche, a moral de rebanho é prejudicial ao ser humano, pois:
A_(__)_visa a conservação da vida e dos instintos fundamentais.
B_(__)_funda-se na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria do ser humano.
C_(__)_as pessoas acomodam-se diante das dificuldades e submetem-se docilmente aos valores dominantes da tradição cristã e burguesa, não enfrentando o desafio de viver as próprias vidas, responsabilizando ou esperando que uma potência externa a nós (Deus) faça o que o indivíduo deve fazer.
D_(__)_favorece o reconhecimento da responsabilidade que cada indivíduo tem sobre sua própria vida, fazendo com que ele perceba que ele próprio deve enfrentar as dificuldades e buscar aprender com seus sofrimentos para se tornar alguém mais forte, amadurecido e mais humano.

6.     “A todos com quem realmente me importo desejo sofrimento, desolação, doença, maus-tratos, indignidades, o profundo desprezo por si, a tortura da falta de autoconfiança e a desgraça dos derrotados”. – Nietzsche. A forma correta de interpretar esse aforismo é:
A_(__)_Que o filósofo é um pessimista incondicional, capaz de perceber que o sofrimento só traz prejuízos às pessoas e que ele não se importa com o ser humano, desejando todo tipo de sofrimento até as pessoas que ele supostamente deseja o bem.
B_(__)_Para o filósofo, o sofrimento faz parte da vida humana e que é necessário passar por eles para que possa o indivíduo se desenvolver como ser humano.
C_(__)_Que se não tivermos fé em Deus, não seremos capazes de aprender com os problemas comuns da nossa vida.
D_(__)_Que o ser humano vai sofrer cada vez mais se não reconhecer a importância absoluta existente na moral tradicional, que deve ser respeitada e seguida como universal e válida para todos.

7.     As morais de senhores, de escravos e de rebanho podem ser definidas respectivamente por:
A_(__)_Moral que nega os valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral que visa a conservação da vida e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência. Moral baseada em valores cristãos, onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por crerem que são provenientes da vontade divina.
B_(__)_Moral que nega os valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral baseada em valores cristãos, onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por crerem que são provenientes da vontade divina. Moral que visa à conservação da vida e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência.
C_(__)_Moral que visa à conservação da vida e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência. Moral que nega os valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral baseada em valores cristãos, onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por crerem que são provenientes da vontade divina.
D_(__)_Moral que visa à conservação da vida e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência. Moral que nega os valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral que nega os valores cristãos como absolutos e que por isso devem ser descartados.

8.     A transvalorização da moral proposta por Nietzsche é:
A_(__)_A aceitação da moral tradicional como sendo universal e absoluta.
B_(__)_É o estudo sobre a origem da moral tradicional para que possamos conservá-la, tendo em mente a sua importância ao desenvolvimento do indivíduo como ser humano.
C_(__)_É a crença incondicional que os valores que devem ser preservados são aqueles que provêm da fé cristã, única fonte capaz de dizer o que é bom ou mal à humanidade.
D_(__)_É a superação da moral tradicional, para que os atos do homem forte não sejam pautados pela mediocridade das virtudes estabelecidas. Para tanto é preciso recuperar o sentimento de potência, a alegria de viver, a capacidade de invenção e a condição do próprio homem definir o que é bom ou ruim para si e para os demais, sem imposição ou aceitação do que já foi convencionado por estranhos.

9.     O Existencialismo ateu, de Sartre, pode ser entendido como:
A_(__)_Como uma ética que tem como foco exclusivamente a existência humana, não aceitando a presença de uma essência ou natureza humana que a precede.
B_(__)_ É reconhecer que o ser humano, como ser “para si”, possui uma essência que o pré-condiciona, diminuindo a sua liberdade diante da vida.
C_(__)_É admitir que, embora seja considerado livre, o ser humano possui, por natureza, limitações que o impede de fazer todas as suas escolhas.
D_(__)_É reconhecer a inexistência de Deus, como fonte criadora dos seres humanos, mas admitir que eles possuam uma essência que os condicionam a tomar certas decisões ao longo da vida.

10. O ser “em si” e o ser “para si” são respectivamente:
A_(__)_Aquele que é um ser aberto, capaz de fazer a si mesmo a cada dia. Aquele que só existe e não tem consciência de sua existência.
B_(__)_Aquele que só existe. Aquele que existe e tem consciência da sua existência.
C_(__)_Aquele que tem consciência da sua existência, mas não tem liberdade para escolher. Aquele que existe e tem consciência da sua existência.
D_(__)_Aquele que é capaz de se indagar sobre sua existência. Aquele que é poupado da indagação de sua existência.

11. A Filosofia existencialista de Sartre faz a distinção entre seres “para si” e “em si”. Sobre estes últimos é incorreto afirmar que:
A_(__)_Entre eles estão as coisas físicas, os objetos, os seres vivos, exceto o ser humano – que tem consciência de sua própria existência.
B_(__)_Apenas existem. São poupados do questionamento e da consciência do seu próprio existir.
C_(__)_São seres fechados, no sentido de não possuírem a liberdade que lhe permitira construir a sua própria existência.
D_(__)_São os seres humanos, únicos seres conscientes da sua própria existência e capazes de criá-la, visto que são os únicos seres livres, capazes de escolher o que farão de si mesmos.

12. Para Sartre, o ser humano é um ser aberto e inacabado, pois:
A_(__)_por não possuir uma essência ou natureza que determine como deve ser a sua vida, precisa criar a si mesmo a cada dia.
B_(__)_por possuir essencialmente a característica do inacabado, não podendo modificar essa condição que é estabelecida antes da sua existência.
C_(__)_por ser um ser “em si”, capaz de transformar a si mesmo e reconhecer que é ele o responsável pelo o que é e pelo o que será no futuro.
D_(__)_por verificar que é impossível ser responsável pelos seus atos, uma vez que a consciência das atitudes tomadas só existe quando possui uma natureza pré-determinada que traga consigo essa competência.

13. Jean-Paul Sartre foi um filósofo existencialista francês que viveu de 1905 a 1980. Ele propôs um existencialismo que tem como ponto de partida única e exclusivamente o ser humano. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A_(__)_Para Sartre, o ser humano é o único ser vivo consciente de sua existência.
B_(__)_As coisas físicas só são “em si”, ao passo que o homem também é “para si”. “Ser para si” significa, além de existir, ter consciência da sua própria existência.
C_(__)_Os “seres para si” são aqueles que apenas existem no sentido de que estão vivos, mas são poupados da indagação sobre o que isto significa.
D_(__)_Para Sartre, o ser humano é o único ser vivo “para si”, pois tem consciência da sua existência, ao passo que as plantas e os animais “existem” no sentido de estarem vivos, sendo denominadas como seres “em si”.

14. Segundo Sartre, “o homem está condenado a ser livre”, pois:
A_(__)_existem valores ou regras eternas, a partir das quais podemos nos guiar. E isto torna mais importantes nossas decisões, nossas escolhas.
B_(__)_ele traz dentro de si a essência da liberdade, capaz de guiá-lo nas mais difíceis decisões que tenha que tomar.
C_(__)_não se criou e, não obstante, é livre. E uma vez atirado ao mundo, passa a ser responsável por tudo o que faz.
D_(__)_a essência precede a existência, podendo o ser humano ser considerado naturalmente livre e ao mesmo tempo parcialmente responsável pelos seus atos.

15. Segundo Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, a alternativa que NÃO CORRESPONDE ao conceito de liberdade humana é:
A_(__)_Escolha que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
B_(__)_Aceitar o que a existência determina como caminho para a vida do homem.
C_(__)_Sempre uma decisão livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças externas.
D_(__)_Estarmos condenados a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos humanos.

16. Responda:
A) Que relação que Nietzsche estabelece entre a religião e a bebida alcoólica.
B) Por que Nietzsche faz uma crítica feroz à moral tradicional?
C) O que é a moral de rebanho e que relação ela tem com a religião?
D) O que são os seres “em si”, para Sartre?

E) E que são os seres “para si”?

As questões discursivas serão analisadas em sala.

0 comentários:

Postar um comentário