Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
Profª Karoline Rodrigues de Melo
Série : 3ª série do Ensino Médio
Lista de Exercícios de Filosofia
1. O
sofrimento para Friedrich Nietzsche é (duas alternativas):
A_(__)_Algo importante para a vida do ser humano, uma
vez que, para ele, quanto mais a pessoa passa por adversidades, mais ela se
desenvolve como ser humano, pois é em meio ao sofrimento que se aprende a
viver.
B_(__)_O sofrimento é algo
negativo à existência humana, pois aniquila as forças vitais, sendo necessário
ao ser humano procurar uma religião para aprender a lidar com os problemas.
C_(__)_Nietzsche é
indiferente ao sofrimento. É algo simplório demais para que o ser humano, no
auge de sua força vital, possa considerá-lo como um problema.
D_(__)_Não existe vida sem sofrimento, e felicidade sem
esse sentimento também não. Ao ser humano cabe compreender que ele faz parte da
sua existência e aprender a tirar algo positivo dele. Quando se sofre, segundo
Nietzsche, o ser humano se fortalece e aprende a lidar melhor com os sofrimentos
futuros.
2. A
frase de Nietzsche “o que não me mata, me fortalece” pode ser entendida como:
A_(__)_Aquilo que não é capaz de aniquilar a existência
do homem não é de todo o mal, por mais que pensemos assim. O sofrimento, o
prejuízo, a dor, enfim os sentimentos considerados negativos pela sociedade
podem ajudar o ser humano a se conhecer e a se fortalecer diante da vida. É
possível sempre tirar algo de positivo em meio aos problemas, por mais difíceis
que sejam. Mas apenas as pessoas fortes são capazes de fazê-los.
B_(__)_Significa crer que
Deus não permitirá que algo de tão ruim abale a vida do fiel. Deus está no comando
e ele sabe o quanto o ser humano pode suportar.
C_(__)_Significa dizer que
não existe vida sem sofrimentos e que cabe ao ser humano ignorá-los ou se
anestesiar diante deles, procurando na imagem divina uma válvula de escape para
aliviar a sua dor.
D_(__)_É ter fé de que nem
sempre os problemas são tão ruins. E quanto mais brandos forem eles, mais a
pessoa poderá se desenvolver como ser humano.
3. Sobre
o que diz Nietzsche a respeito da moral tradicional, assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_A moral tradicional
não é valida e tampouco deve ser seguida, pois aquilo que ela considera justo e
bom é sempre relativo a um grupo que possui interesses. Nesse caso, não é
possível compreendê-la como algo universal e que possa ser considerada por toda
a humanidade.
B_(__)_Não existem valores
imutáveis e universais. A moral estabelecida é fruto de uma construção
histórica que procurou beneficiar um grupo de interessados, não existindo
noções absolutas de bem e de mal.
C_(__)_As noções de bem e
mal estabelecidas pela moral tradicional são produtos histórico-culturais,
elaboradas pelo homem a partir de interesses humanos, mas que, as religiões
impõem como se fossem produtos da “vontade de Deus”.
D_(__)_Seguir a moral tradicional é importante ao
desenvolvimento humano, pois, segundo Nietzsche é por meio dela que o ser
humano resgata as suas forças vitais, a sua dimensão dionisíaca e constrói o
que ele chama de “moral de senhores”.
4. A
moral de rebanho é:
I. A moral cristã.
II. A moral geradora de
resentimentos e culpas.
III. A moral fundada na
aceitação do sofrimento, da renúncia, do altruísmo, da piedade, típicos da
moral dos fracos.
IV. A moral que resgata a
dimensão dionisíaca e favorece o desenvolvimento autêntico do ser humano.
V. A moral que favorece o
desenvolvimento do ser humano, respeitando as dimensões dionisíaca e apolínea, reconhecendo
como válidos os seus desejos e vontades e não os entendendo como pecado ou algo
que deva ser condenado.
Estão corretas as
afirmativas:
A_(__)_I, II, IV e V.
B_(__)_I, II, III e IV.
C_(__)_I, II e III.
D_(__)_I, II e V.
5. Para
Nietzsche, a moral de rebanho é prejudicial ao ser humano, pois:
A_(__)_visa a conservação
da vida e dos instintos fundamentais.
B_(__)_funda-se na
capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria do ser humano.
C_(__)_as pessoas acomodam-se diante das dificuldades e
submetem-se docilmente aos valores dominantes da tradição cristã e burguesa,
não enfrentando o desafio de viver as próprias vidas, responsabilizando ou
esperando que uma potência externa a nós (Deus) faça o que o indivíduo deve
fazer.
D_(__)_favorece o
reconhecimento da responsabilidade que cada indivíduo tem sobre sua própria
vida, fazendo com que ele perceba que ele próprio deve enfrentar as
dificuldades e buscar aprender com seus sofrimentos para se tornar alguém mais
forte, amadurecido e mais humano.
6. “A
todos com quem realmente me importo desejo sofrimento, desolação, doença,
maus-tratos, indignidades, o profundo desprezo por si, a tortura da falta de
autoconfiança e a desgraça dos derrotados”. – Nietzsche. A forma correta de
interpretar esse aforismo é:
A_(__)_Que o filósofo é um
pessimista incondicional, capaz de perceber que o sofrimento só traz prejuízos
às pessoas e que ele não se importa com o ser humano, desejando todo tipo de
sofrimento até as pessoas que ele supostamente deseja o bem.
B_(__)_Para o filósofo, o sofrimento faz parte da
vida humana e que é necessário passar por eles para que possa o indivíduo se desenvolver
como ser humano.
C_(__)_Que se não tivermos
fé em Deus, não seremos capazes de aprender com os problemas comuns da nossa
vida.
D_(__)_Que o ser humano
vai sofrer cada vez mais se não reconhecer a importância absoluta existente na
moral tradicional, que deve ser respeitada e seguida como universal e válida
para todos.
7. As
morais de senhores, de escravos e de rebanho podem ser definidas
respectivamente por:
A_(__)_Moral que nega os
valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica
enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral que visa a conservação da vida
e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo
resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência. Moral baseada em
valores cristãos, onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por
crerem que são provenientes da vontade divina.
B_(__)_Moral que nega os
valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica
enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral baseada em valores cristãos,
onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por crerem que são provenientes
da vontade divina. Moral que visa à conservação da vida e dos instintos
fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a
alegria, consequência da afirmação da potência.
C_(__)_Moral que visa à conservação da vida e dos
instintos fundamentais, fundada na capacidade de criação, de invenção, cujo
resultado é a alegria, consequência da afirmação da potência. Moral que nega os
valores vitais à procura da paz e do repouso, pois o indivíduo fica
enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral baseada em valores cristãos,
onde os indivíduos aceitam docilmente estes valores por crerem que são provenientes
da vontade divina.
D_(__)_Moral que visa à
conservação da vida e dos instintos fundamentais, fundada na capacidade de
criação, de invenção, cujo resultado é a alegria, consequência da afirmação da
potência. Moral que nega os valores vitais à procura da paz e do repouso, pois
o indivíduo fica enfraquecido e tem diminuída sua potência. Moral que nega os
valores cristãos como absolutos e que por isso devem ser descartados.
8. A
transvalorização da moral proposta por Nietzsche é:
A_(__)_A aceitação da
moral tradicional como sendo universal e absoluta.
B_(__)_É o estudo sobre a
origem da moral tradicional para que possamos conservá-la, tendo em mente a sua
importância ao desenvolvimento do indivíduo como ser humano.
C_(__)_É a crença
incondicional que os valores que devem ser preservados são aqueles que provêm
da fé cristã, única fonte capaz de dizer o que é bom ou mal à humanidade.
D_(__)_É a superação da moral tradicional, para que os
atos do homem forte não sejam pautados pela mediocridade das virtudes
estabelecidas. Para tanto é preciso recuperar o sentimento de potência, a
alegria de viver, a capacidade de invenção e a condição do próprio homem
definir o que é bom ou ruim para si e para os demais, sem imposição ou
aceitação do que já foi convencionado por estranhos.
9. O
Existencialismo ateu, de Sartre, pode ser entendido como:
A_(__)_Como uma ética que tem como foco exclusivamente a
existência humana, não aceitando a presença de uma essência ou natureza humana
que a precede.
B_(__)_ É reconhecer que o
ser humano, como ser “para si”, possui uma essência que o pré-condiciona,
diminuindo a sua liberdade diante da vida.
C_(__)_É admitir que,
embora seja considerado livre, o ser humano possui, por natureza, limitações
que o impede de fazer todas as suas escolhas.
D_(__)_É reconhecer a
inexistência de Deus, como fonte criadora dos seres humanos, mas admitir que
eles possuam uma essência que os condicionam a tomar certas decisões ao longo
da vida.
10. O
ser “em si” e o ser “para si” são respectivamente:
A_(__)_Aquele que é um ser
aberto, capaz de fazer a si mesmo a cada dia. Aquele que só existe e não tem
consciência de sua existência.
B_(__)_Aquele que só existe. Aquele que existe e tem
consciência da sua existência.
C_(__)_Aquele que tem
consciência da sua existência, mas não tem liberdade para escolher. Aquele que
existe e tem consciência da sua existência.
D_(__)_Aquele que é capaz
de se indagar sobre sua existência. Aquele que é poupado da indagação de sua
existência.
11. A
Filosofia existencialista de Sartre faz a distinção entre seres “para si” e “em
si”. Sobre estes últimos é incorreto afirmar
que:
A_(__)_Entre eles estão as
coisas físicas, os objetos, os seres vivos, exceto o ser humano – que tem
consciência de sua própria existência.
B_(__)_Apenas existem. São
poupados do questionamento e da consciência do seu próprio existir.
C_(__)_São seres fechados,
no sentido de não possuírem a liberdade que lhe permitira construir a sua
própria existência.
D_(__)_São os seres humanos, únicos seres conscientes da
sua própria existência e capazes de criá-la, visto que são os únicos seres
livres, capazes de escolher o que farão de si mesmos.
12. Para
Sartre, o ser humano é um ser aberto e inacabado, pois:
A_(__)_por não possuir uma essência ou natureza que determine
como deve ser a sua vida, precisa criar a si mesmo a cada dia.
B_(__)_por possuir
essencialmente a característica do inacabado, não podendo modificar essa
condição que é estabelecida antes da sua existência.
C_(__)_por ser um ser “em
si”, capaz de transformar a si mesmo e reconhecer que é ele o responsável pelo
o que é e pelo o que será no futuro.
D_(__)_por verificar que é
impossível ser responsável pelos seus atos, uma vez que a consciência das atitudes
tomadas só existe quando possui uma natureza pré-determinada que traga consigo
essa competência.
13. Jean-Paul
Sartre foi um filósofo existencialista francês que viveu de 1905 a 1980. Ele
propôs um existencialismo que tem como ponto de partida única e exclusivamente
o ser humano. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A_(__)_Para Sartre, o ser
humano é o único ser vivo consciente de sua existência.
B_(__)_As coisas físicas
só são “em si”, ao passo que o homem também é “para si”. “Ser para si”
significa, além de existir, ter consciência da sua própria existência.
C_(__)_Os “seres para si” são aqueles que apenas existem
no sentido de que estão vivos, mas são poupados da indagação sobre o que isto
significa.
D_(__)_Para Sartre, o ser
humano é o único ser vivo “para si”, pois tem consciência da sua existência, ao
passo que as plantas e os animais “existem” no sentido de estarem vivos, sendo
denominadas como seres “em si”.
14. Segundo
Sartre, “o homem está condenado a ser livre”, pois:
A_(__)_existem valores ou
regras eternas, a partir das quais podemos nos guiar. E isto torna mais
importantes nossas decisões, nossas escolhas.
B_(__)_ele traz dentro de
si a essência da liberdade, capaz de guiá-lo nas mais difíceis decisões que
tenha que tomar.
C_(__)_não se criou e, não obstante, é livre. E uma vez
atirado ao mundo, passa a ser responsável por tudo o que faz.
D_(__)_a essência precede
a existência, podendo o ser humano ser considerado naturalmente livre e ao
mesmo tempo parcialmente responsável pelos seus atos.
15. Segundo
Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, a alternativa que NÃO
CORRESPONDE ao conceito de liberdade humana é:
A_(__)_Escolha que o
próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
B_(__)_Aceitar o que a existência determina como caminho
para a vida do homem.
C_(__)_Sempre uma decisão
livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças externas.
D_(__)_Estarmos condenados
a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos humanos.
16. Responda:
A) Que relação que
Nietzsche estabelece entre a religião e a bebida alcoólica.
B) Por que Nietzsche faz
uma crítica feroz à moral tradicional?
C) O que é a moral de
rebanho e que relação ela tem com a religião?
D) O que são os seres “em
si”, para Sartre?
E) E que são os seres
“para si”?
As questões discursivas serão analisadas em sala.
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