Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[2ª Série] Filosofia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014


Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
Profª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 2ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Filosofia

1.    A Filosofia Medieval foi:
A_(__)_um resgate da filosofia clássica no que diz respeito ao questionamento constante do que estava relacionado ao mito e à religião.
B_(__)_um instrumento de estudo que visava comprovar que a razão era a única forma verdadeira de conhecimento sobre o mundo e sobre as coisas.
C_(__)_uma doutrina religiosa que queria extinguir o pensamento racional da realidade medieval.
D_(__)_teve como uma das principais preocupações fornecer argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo.

2.    Na Idade Média a Igreja exercia influência sobre:
A_(__)_o campo espiritual apenas, não cabendo a ela opinar sobre as regras terrenas.
B_(__)_o campo espiritual, mas também importante papel político na sociedade, relacionada à enorme quantidade de bens materiais e o seu interesse em manter os fiéis submissos às suas decisões.
C_(__)_somente em relação ao quadro intelectual, distanciando-se da vida cotidiana e das regras terrenas.
D_(__)_apenas no âmbito cultural, influenciando a Filosofia e a forma de se perceber o mundo e sua relação com Deus.

3.    Em relação à Patrística é incorreto afirmar que:
A_(__)_Foi um período que se caracterizou pelo resultado dos esforços dos apóstolos e dos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião com o pensamento filosófico resgatando elementos gregos e os romanos.
B_(__)_Tomou como tarefa a defesa da fé cristã, frente às diversas críticas advindas de valores teóricos e morais dos “antigos”.
C_(__)_Teve como seu mais famoso intelectual Santo Agostinho de Hipona, que tentou resgatar elementos da filosofia platônica para justificar a existência de Deus e os preceitos cristãos. 
D_(__)_Santo Agostinho, o seu maior expoente, procurou seguir rigorosamente os argumentos de Platão quanto à imortalidade da alma, da superioridade do mundo das ideias e da validade da teoria da reminiscência.

4.    Para a Filosofia Cristã Medieval a relação entre a fé e a razão era de:
A_(__)_subordinação da fé em favor da razão.
B_(__)_subordinação da razão em favor da fé.
C_(__)_conciliação igualitária entre a fé e a razão.
D_(__)_negação de ambas como meios para se alcançar a verdade sobre as coisas.

5.    Para a Filosofia Cristã, a Filosofia se tornou/foi:
A_(__)_a única representante da fé cristã, por muitos séculos.
B_(__)_um instrumento para demonstrar racionalmente as verdades da fé.
C_(__)_uma área de conhecimento desprezada pelos religiosos que não viam a necessidade de comprovação racional dos preceitos religiosos.
D_(__)_um canal direto com as verdades que só poderiam ser percebidas pelo Espírito Santo.

6.    Para Santo Agostinho, a alma era:
A_(__)_superior ao corpo (matéria), que foi criada por Deus para reinar sobre ele, dirigindo-o à prática do bem.
B_(__)_tão importante quanto o corpo, pois do corpo é possível extrair a razão sobre as coisas e a alma conduz a essa tarefa.
C_(__)_inferior ao corpo, pois é por meio do corpo que o ser humano adquire a vontade de conhecer e procurar o caminho do bem.
D_(__)_o canal do conhecimento verdadeiro, que só era possível quando estava fora do corpo e no mundo das ideias.

7.    Santo Agostinho, grande filósofo da Idade Média, ao logo da sua vida, pesquisou várias tendências filosóficas e religiosas. Entre aquelas que tiveram grande influência na sua filosofia, podemos destacar:
A_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência humana.
B_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
C_(__)_O aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional da existência de Deus; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
D_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional da existência de Deus; e o existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência humana.

8.    Assinale a alternativa que justifica a relação existente entre pecado e liberdade, para Santo Agostinho:
A_(__)_A liberdade humana é concedida por Deus, livrando o ser humano do pecado. Portanto, liberdade é não pecar.
B_(__)_A liberdade humana é a própria vontade do corpo e não da razão, daí a origem do pecado. A pessoa peca, pois usa de seu livre-arbítrio para satisfazer as suas vontades.
C_(__)_Liberdade é o uso da razão concedida por Deus para nos manter livres do pecado e do mal.
D_(__)_A liberdade conduz o ser humano a querer sempre o bem e a praticar boas ações, não necessitando da vigília divina. 

9.    Assinale a alternativa que traz a correta argumentação a respeito da fé e da razão, para Santo Agostinho.
A_(__)_A razão é a forma de se conhecer a realidade de forma coerente e lógica, não necessitando de uma crença em algo natural para compreender o mundo e a vida.
B_(__)_A fé nos faz crer em coisas que nem sempre é possível entender pela razão. A fé revela as verdades ao ser humano de forma direta e intuitiva. A razão sozinha não pode fazê-la, pois somos seres limitados, imperfeitos e necessitamos da graça para conhecer as verdades divinas.
C_(__)_A razão revela ao ser humano os mistérios da fé.
D_(__)_A fé é um instrumento da razão ao buscar elementos convincentes para a justificativa coerente sobre o mundo.

10.   A teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho defende que:
A_(__)_A verdade só é atingível àqueles que conseguem chegar no “mundo das ideias” e distinguir os seres verdadeiros dos seres imperfeitos presentes no mundo.
B_(__)_Diz que somente por meio da fé é que é possível ao ser humano questionar os dogmas da Igreja Católica.
C_(__)_Somente é possível conhecer a verdade por meio da vontade divina. E esse conhecimento só é alcançável a poucos, aos escolhidos por Deus.
D_(__)_Santo Agostinho diz que o conhecimento das verdades eternas é possível mediante a reflexão dialética (lógica), racional e coerente ao pensamento humano.

11.    Sobre o problema dos universais apontado pelos escolásticos observe as afirmativas:
I. Reflexão sobre se os universais são coisas ou meramente palavras.
II. Os realistas sustentam que os universais existem de fato, são ideias que existem por si mesmas.
III. Os nominalistas defendem a tese de que os termos universais não existem em si mesmos, pois são apenas palavras vazias sem existência real.
IV. Os realistas moderados dizem que, por exemplo, os universais da bondade e da beleza seriam modelos ou moldes a partir dos quais se criam as coisas boas e as coisas belas.
Somente estão corretas as afirmativas:
A_(__)_I, III e IV.
B_(__)_I, II e III. 
C_(__)_I, II, III e IV.
D_(__)_II, III e IV.
E_(__)_I e IV.

12.  A escolástica foi uma corrente filosófica cristã desenvolvida nas escolas e universidades da Idade Média que buscou conciliar o pensamento racional à teologia. Pela longa influência que durou mais de sete séculos, podemos dividi-la em três fases. Assinale a alternativa correta:
A_(__)_Primeira fase – confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; segunda fase – harmonização parcial entre fé e razão, que tem como principal pensador Tomás de Aquino; e terceira fase – marcada pela disputa que realçam as diferenças entre fé e razão.
B_(__)_Primeira fase – confiança na perfeita harmonia entre fé e razão, tendo como expoente Santo Agostinho; segunda fase – harmonização parcial entre fé e razão, e terceira fase – marcada pela disputa que realçam as diferenças entre fé e razão.
C_(__)_Primeira fase – confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; segunda fase – desenvolvimento promissor da lógica, e terceira fase – marcada pela disputa que realçam as diferenças entre fé e razão.
D_(__)_Primeira fase – confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; segunda fase – harmonização parcial entre fé e razão; e terceira fase – marcada pela certeza das semelhanças entre fé e razão.

13.  Tomás de Aquino foi o principal representante da Escolástica. Teve grande influência do pensamento aristotélico em sua filosofia. Retomando as ideias do filósofo clássico, Tomás de Aquino enfatizou a importância da realidade sensorial. Sobre o processo de reconhecimento dessa realidade assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_Um dos princípios básicos é o “princípio da não contradição” – o ser é ou não é. Não sendo possível existir algo que seja e não seja ao mesmo tempo e sob o mesmo ponto de vista.
B_(__)_O “princípio da substância” – é possível diferenciar a substância (aquilo que faz do ser o que ele é) do acidente (qualidade não necessária ao ser, que não interfere na sua essência).
C_(__)_O princípio da causa eficiente – todos os seres da realidade sensorial não possuem em si próprios a causa eficiente de sua existência. Para existir, necessitam de outro ser que represente sua causa eficiente.
D_(__)_O “princípio do ato e da potência” – o ato representa a capacidade de transformação, do vir-a-ser do ser; a potência diz representa a existência atual do ser, aquilo que está determinado, o que ele é agora.

14.  Responda:
A) O que foi a Patrística? E que relação ela propunha com a Filosofia?

B) Agostinho reinterpreta a teoria da Reminiscência fazendo nascer sua teoria da Iluminação. Explique o que foi a teoria da iluminação divina.

C) O que foi a Escolástica? E quem era o seu principal representante?

D) Explique o que foram as correntes filosóficas escolásticas do Realismo e Nominalismo.

E) São Tomás de Aquino, grande filósofo da Igreja Católica na Idade Média, tinha como objetivo de sua filosofia não contrariar os preceitos da fé. Foi muito influenciado pelo pensamento de Aristóteles. Entre os elementos básicos aristotélicos aproveitados por Tomás de Aquino estão os de essência e acidente. Como podemos definir estes dois conceitos? Dê exemplos se achar necessário.


F) Tomás de Aquino foi um importante pensador medieval. Um dos aspectos mais importantes de sua filosofia foi o desenvolvimento de provas racionais para a existência de Deus. Explique cada uma das cinco provas apresentadas pelo filósofo.

As questões discursivas serão analisadas em sala.

6 comentários:

Unknown disse...

Muito boa!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xinguhe disse...

me ajudou com o trabalho de filosofia

Unknown disse...

gostei de suas questões

Unknown disse...

obrigado professora me ajudou muito em um trabalho de 1 ano obrigado kkkk

Anônimo disse...

Porque a questão 4 não seria letra C poderia mim explicar

Postar um comentário