Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
Profª Karoline
Rodrigues de Melo
Série : 2ª série do Ensino Médio
Lista de Exercícios de Filosofia
1. A
Filosofia Medieval foi:
A_(__)_um resgate da
filosofia clássica no que diz respeito ao questionamento constante do que
estava relacionado ao mito e à religião.
B_(__)_um instrumento de
estudo que visava comprovar que a razão era a única forma verdadeira de conhecimento
sobre o mundo e sobre as coisas.
C_(__)_uma doutrina
religiosa que queria extinguir o pensamento racional da realidade medieval.
D_(__)_teve como uma das principais preocupações fornecer
argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar
as chamadas verdades reveladas do cristianismo.
2. Na
Idade Média a Igreja exercia influência sobre:
A_(__)_o campo espiritual
apenas, não cabendo a ela opinar sobre as regras terrenas.
B_(__)_o campo espiritual, mas também importante papel
político na sociedade, relacionada à enorme quantidade de bens materiais e o
seu interesse em manter os fiéis submissos às suas decisões.
C_(__)_somente em relação
ao quadro intelectual, distanciando-se da vida cotidiana e das regras terrenas.
D_(__)_apenas no âmbito
cultural, influenciando a Filosofia e a forma de se perceber o mundo e sua
relação com Deus.
3. Em
relação à Patrística é incorreto afirmar que:
A_(__)_Foi um período que
se caracterizou pelo resultado dos esforços dos apóstolos e dos primeiros
Padres da Igreja para conciliar a nova religião com o pensamento filosófico resgatando
elementos gregos e os romanos.
B_(__)_Tomou como tarefa a
defesa da fé cristã, frente às diversas críticas advindas de valores teóricos e
morais dos “antigos”.
C_(__)_Teve como seu mais
famoso intelectual Santo Agostinho de Hipona, que tentou resgatar elementos da
filosofia platônica para justificar a existência de Deus e os preceitos
cristãos.
D_(__)_Santo Agostinho, o seu maior expoente, procurou
seguir rigorosamente os argumentos de Platão quanto à imortalidade da alma, da
superioridade do mundo das ideias e da validade da teoria da reminiscência.
4. Para
a Filosofia Cristã Medieval a relação entre a fé e a razão era de:
A_(__)_subordinação da fé
em favor da razão.
B_(__)_subordinação da razão em favor da fé.
C_(__)_conciliação
igualitária entre a fé e a razão.
D_(__)_negação de ambas
como meios para se alcançar a verdade sobre as coisas.
5. Para
a Filosofia Cristã, a Filosofia se tornou/foi:
A_(__)_a única
representante da fé cristã, por muitos séculos.
B_(__)_um instrumento para demonstrar racionalmente as
verdades da fé.
C_(__)_uma área de
conhecimento desprezada pelos religiosos que não viam a necessidade de
comprovação racional dos preceitos religiosos.
D_(__)_um canal direto com
as verdades que só poderiam ser percebidas pelo Espírito Santo.
6. Para
Santo Agostinho, a alma era:
A_(__)_superior ao corpo (matéria), que foi criada por
Deus para reinar sobre ele, dirigindo-o à prática do bem.
B_(__)_tão importante
quanto o corpo, pois do corpo é possível extrair a razão sobre as coisas e a
alma conduz a essa tarefa.
C_(__)_inferior ao corpo,
pois é por meio do corpo que o ser humano adquire a vontade de conhecer e
procurar o caminho do bem.
D_(__)_o canal do
conhecimento verdadeiro, que só era possível quando estava fora do corpo e no
mundo das ideias.
7. Santo
Agostinho, grande filósofo da Idade Média, ao logo da sua vida, pesquisou
várias tendências filosóficas e religiosas. Entre aquelas que tiveram grande
influência na sua filosofia, podemos destacar:
A_(__)_O maniqueísmo,
seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e
trevas, espírito e matéria; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a
ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o
existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a
presença de Deus ou do conceito de essência humana.
B_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade,
que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o
neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana
é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o
conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela
verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
C_(__)_O aristotelismo,
tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja
católica, como a prova racional da existência de Deus; o neoplatonismo, como
qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza
divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o conhecimento
empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela verdade, de
maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
D_(__)_O maniqueísmo,
seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e
trevas, espírito e matéria; o aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da
filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional
da existência de Deus; e o existencialismo, tendência que foca no homem e na
sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência
humana.
8. Assinale
a alternativa que justifica a relação existente entre pecado e liberdade, para
Santo Agostinho:
A_(__)_A liberdade humana
é concedida por Deus, livrando o ser humano do pecado. Portanto, liberdade é
não pecar.
B_(__)_A liberdade humana é a própria vontade do corpo e
não da razão, daí a origem do pecado. A pessoa peca, pois usa de seu
livre-arbítrio para satisfazer as suas vontades.
C_(__)_Liberdade é o uso
da razão concedida por Deus para nos manter livres do pecado e do mal.
D_(__)_A liberdade conduz
o ser humano a querer sempre o bem e a praticar boas ações, não necessitando da
vigília divina.
9. Assinale
a alternativa que traz a correta argumentação a respeito da fé e da razão, para
Santo Agostinho.
A_(__)_A razão é a forma
de se conhecer a realidade de forma coerente e lógica, não necessitando de uma
crença em algo natural para compreender o mundo e a vida.
B_(__)_A fé nos faz crer em coisas que nem sempre é possível
entender pela razão. A fé revela as verdades ao ser humano de forma direta e
intuitiva. A razão sozinha não pode fazê-la, pois somos seres limitados,
imperfeitos e necessitamos da graça para conhecer as verdades divinas.
C_(__)_A razão revela ao
ser humano os mistérios da fé.
D_(__)_A fé é um
instrumento da razão ao buscar elementos convincentes para a justificativa
coerente sobre o mundo.
10. A teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho defende que:
A_(__)_A verdade só é
atingível àqueles que conseguem chegar no “mundo das ideias” e distinguir os
seres verdadeiros dos seres imperfeitos presentes no mundo.
B_(__)_Diz que somente por
meio da fé é que é possível ao ser humano questionar os dogmas da Igreja Católica.
C_(__)_Somente é possível conhecer a verdade por meio da
vontade divina. E esse conhecimento só é alcançável a poucos, aos escolhidos
por Deus.
D_(__)_Santo Agostinho diz
que o conhecimento das verdades eternas é possível mediante a reflexão
dialética (lógica), racional e coerente ao pensamento humano.
11. Sobre o problema dos universais apontado pelos escolásticos
observe as afirmativas:
I. Reflexão sobre se os
universais são coisas ou meramente palavras.
II. Os realistas sustentam
que os universais existem de fato, são ideias que existem por si mesmas.
III. Os nominalistas
defendem a tese de que os termos universais não existem em si mesmos, pois são
apenas palavras vazias sem existência real.
IV. Os realistas moderados
dizem que, por exemplo, os universais da bondade e da beleza seriam modelos ou
moldes a partir dos quais se criam as coisas boas e as coisas belas.
Somente estão corretas as
afirmativas:
A_(__)_I, III e IV.
B_(__)_I, II e III.
C_(__)_I, II, III e IV.
D_(__)_II, III e IV.
E_(__)_I e IV.
12. A escolástica foi uma corrente filosófica cristã desenvolvida
nas escolas e universidades da Idade Média que buscou conciliar o pensamento
racional à teologia. Pela longa influência que durou mais de sete séculos,
podemos dividi-la em três fases. Assinale a alternativa correta:
A_(__)_Primeira fase – confiança na perfeita harmonia
entre fé e razão; segunda fase – harmonização parcial entre fé e razão, que tem
como principal pensador Tomás de Aquino; e terceira fase – marcada pela disputa
que realçam as diferenças entre fé e razão.
B_(__)_Primeira fase –
confiança na perfeita harmonia entre fé e razão, tendo como expoente Santo
Agostinho; segunda fase – harmonização parcial entre fé e razão, e terceira
fase – marcada pela disputa que realçam as diferenças entre fé e razão.
C_(__)_Primeira fase –
confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; segunda fase – desenvolvimento
promissor da lógica, e terceira fase – marcada pela disputa que realçam as
diferenças entre fé e razão.
D_(__)_Primeira fase –
confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; segunda fase – harmonização
parcial entre fé e razão; e terceira fase – marcada pela certeza das semelhanças
entre fé e razão.
13. Tomás de Aquino foi o principal representante da Escolástica.
Teve grande influência do pensamento aristotélico em sua filosofia. Retomando
as ideias do filósofo clássico, Tomás de Aquino enfatizou a importância da
realidade sensorial. Sobre o processo de reconhecimento dessa realidade assinale
a alternativa incorreta:
A_(__)_Um dos princípios
básicos é o “princípio da não contradição” – o ser é ou não é. Não sendo
possível existir algo que seja e não seja ao mesmo tempo e sob o mesmo ponto de
vista.
B_(__)_O “princípio da
substância” – é possível diferenciar a substância (aquilo que faz do ser o que
ele é) do acidente (qualidade não necessária ao ser, que não interfere na sua
essência).
C_(__)_O princípio da
causa eficiente – todos os seres da realidade sensorial não possuem em si
próprios a causa eficiente de sua existência. Para existir, necessitam de outro
ser que represente sua causa eficiente.
D_(__)_O “princípio do ato e da potência” – o ato representa
a capacidade de transformação, do vir-a-ser do ser; a potência diz representa a
existência atual do ser, aquilo que está determinado, o que ele é agora.
14. Responda:
A) O que foi a Patrística?
E que relação ela propunha com a Filosofia?
B) Agostinho reinterpreta
a teoria da Reminiscência fazendo nascer sua teoria da Iluminação. Explique o
que foi a teoria da iluminação divina.
C) O que foi a
Escolástica? E quem era o seu principal representante?
D) Explique o que foram as
correntes filosóficas escolásticas do Realismo e Nominalismo.
E) São Tomás de Aquino,
grande filósofo da Igreja Católica na Idade Média, tinha como objetivo de sua
filosofia não contrariar os preceitos da fé. Foi muito influenciado pelo
pensamento de Aristóteles. Entre os elementos básicos aristotélicos
aproveitados por Tomás de Aquino estão os de essência e acidente. Como podemos
definir estes dois conceitos? Dê exemplos se achar necessário.
F) Tomás de Aquino foi um
importante pensador medieval. Um dos aspectos mais importantes de sua filosofia
foi o desenvolvimento de provas racionais para a existência de Deus. Explique
cada uma das cinco provas apresentadas pelo filósofo.
As questões discursivas serão analisadas em sala.
6 comentários:
Muito boa!!!
me ajudou com o trabalho de filosofia
gostei de suas questões
obrigado professora me ajudou muito em um trabalho de 1 ano obrigado kkkk
Porque a questão 4 não seria letra C poderia mim explicar
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