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[2ª Série] Sociologia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014

Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/11292_599721170043717_992698332_n.jpgProfª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 2ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Sociologia

1.     A Sociologia surgiu no século XVIII, na Europa, durante a Revolução Industrial. No entanto, em solo brasileiro ela só se desenvolveu em outro período, diante da necessidade de se compreender a realidade de nosso país. Em que período isso ocorreu?
A_(__)_No início do século XX, com a industrialização e os conflitos oriundos dessa transformação social.
B_(__)_No século XVIII, com a necessidade de se compreender os conflitos sociais entre senhores e escravos
C_(__)_No século XX, com a necessidade de se compreender as transformações decorrentes da informatização.
D_(__)_No século XIX, com a abolição da escravatura e o início da utilização da mão de obra assalariada.

2.     Os primeiros sociólogos brasileiros buscavam por meio de seus estudos compreenderem a realidade social do nosso país. As primeiras questões que se propuseram a estudar foram:
A_(__)_As questões relacionadas ao Movimento Sem Terra – MST.
B_(__)_As questões sociais voltadas ao bem estar e valorização da cultura indígena.
C_(__)_A contribuição do negro à sociedade brasileira e sobre a miscigenação.
D_(__)_As questões de desemprego e a importância de uma reforma educacional.

3.     O conceito de miscigenação significa:
A_(__)_Relações não amistosas entre etnias diferentes.
B_(__)_Aceitação e respeito às diferentes etnias presentes na mesma sociedade.
C_(__)_Convivência conflituosa entre etnias presentes na mesma sociedade.
D_(__)_Mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais.

4.     A democracia racial significa:
A_(__)_A falsa ideia de que em um país as pessoas com etnias diferentes não sofrem discriminação e preconceito.
B_(__)_Afirmar que não há preconceito racial, embora este exista de forma mascarada, mas que ficam evidentes nos índices que evidenciam o abismo social e econômico existente entre as étnicas em uma sociedade.
C_(__)_O reconhecimento da igualdade de direitos e o respeito às etnias diferentes, sem preconceito ou discriminação.
D_(__)_O desejo de muitos sociólogos de acabar com os preconceitos entre negros e brancos por meio da conscientização e da educação para a diversidade.

5.     O mito da democracia racial é:
A_(__)_Afirmar que existe igualdade entre brancos e negros, mas que na realidade o que se percebe é o preconceito mascarado, que pode ser evidenciado nos índices que apontam um abismo gigantesco entre ricos e pobres.
B_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social exclusivamente por causa das desigualdades sociais.
C_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social por conta do preconceito que tem suas raízes na história brasileira.
D_(__)_É a real afirmação da existência de igualdade de oportunidades, respeito e valorização de pessoas de etnias diferentes.

6.     Gilberto Freyre foi um dos principais sociólogos brasileiros da geração de 30. Em seu livro “Casa grande & senzala” descreve com objetividade a contribuição histórica do negro na construção da sociedade brasileira. Foi o primeiro a esboçar o conceito de democracia racial, baseado em/na:
A_(__)_conflitos inter-raciais que denunciavam a dominação dos brancos sobre os negros escravizados.
B_(__)_descrições de inúmeras relações amorosas entre senhores e escravos, que contribuiu para a miscigenação do Brasil.
C_(__)_os senhores atribuíam aos negros tarefas braçais e subalternas.
D_(__)_inexistência de conflitos raciais com base em justificativas religiosas.

7.     Aprendemos que, no Brasil, o racismo tem origem histórica. Assinale a alternativa correta sobre essa afirmação:
A_(__)_O racismo teve seu início no período do neocolonialismo, quando os europeus criaram justificativas ditas científicas para a imposição da cultura e do modo de vida europeus às sociedades do continente africano. Argumentavam que o branco era mais evoluído do que o negro, portanto, mais humano.
B_(__)_O racismo teve seu início no período da colonização quando os portugueses perceberam a rentabilidade do tráfico de escravos e da necessidade de mão de obra nos engenhos de açúcar buscou-se a sustentação ideológica de que os negros eram inferiores aos brancos.
C_(__)_O racismo teve seu início no período da colonização portuguesa quando começaram a surgir as primeiras ideologias justificando o domínio da Europa sobre as demais religiões. Doutrinas defendiam serem os brancos europeus destinados por Deus e pela história a comandar o mundo e as raças consideradas inferiores.
D_(__)_O racismo teve seu início no período no início do século XX, com a disseminação das ideologias nazistas pelo mundo, que defendiam a superioridade da raça ariana e a exterminação em massa das etnias consideradas “menos humanas”.

8.     São características de países pobres:
A_(__)_Baixa renda per capta, independência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.
B_(__)_Renda per capta nivelada, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.
C_(__)_Baixa renda per capta, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.
D_(__)_Baixa renda per capta, dependência econômica e tecnológica, poucas desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.

9.     É um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região por meio da soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes. Quando o índice é baixo, é uma característica de países pobres:
A_(__)_Produto Interno Bruto.   
B_(__)_Renda per capta.  
C_(__)_Dívida externa.
D_(__)_Inflação.

10. A mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças no primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil, que consiste nos números observados durante um ano, referido ao número de nascidos vivos do mesmo período. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes a cada mil nascimentos. Em relação a esse indicador, em países pobres o índice de mortalidade infantil é:
A_(__)_Índice zero.               
B_(__)_Índice moderado.    
C_(__)_Índice elevado.
D_(__)_Não é indicador pobreza.

11. É uma formulação teórica desenvolvida por intelectuais, que faz a caracterização dos países como "atrasados" decorrente da relação do capitalismo mundial de dependência entre países "centrais" e países "periféricos". Teoria do/da:
A_(__)_dependência econômica.  
B_(__)_mito do desenvolvimento econômico.
D_(__)_do estagnocionismo.
C_(__)_subdesenvolvimento.       

12. O racismo é percebido e vivido no cotidiano: nos shopping centers de elite, onde os trabalhadores negros são confinados em postos de vigias ou faxineiros e raramente empregados em atividades de atendimento ao público; na programação televisiva, onde os negros/as, quando aparecem, ocupam as tradicionais posições de subordinação (a empregada doméstica, o bandido, a prostituta, o menino de rua, o segurança); nas piadas e expressões de cunho racista sempre presentes nas reuniões de famílias brancas. Sobre essa temática assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_O racismo é um tipo de preconceito que tem origem histórica, fortalecida principalmente no período colonial, quando os brancos perceberam o quanto era rentável a mão de obra escrava nas lavouras de cana-de-açúcar e o tráfico negreiro.
B_(__)_As novelas brasileiras têm um papel importante na manutenção de ideias discriminatórias em relação aos negros, pois na sua maioria, são reservados a eles personagens que ocupam baixa posição social.
C_(__)_As piadas e expressões de cunho racista são uma forma de propagar esse preconceito, evidenciando que, ainda que neguem, as pessoas não respeitam as diferenças étnicas.
D_(__)_O racismo é um falso problema criado por um grupo minoritário que não aceita o fato de não existir discriminação racial, mas sim a desigualdade social pura e simples.

13. O que é o mito do desenvolvimento econômico?
A_(__)_É a ideia que defende ser possível o desenvolvimento por meio de investimentos em alimentação, saúde, habitação e educação.
B_(__)_São os esforços oriundos de economistas, políticos e cidadãos em busca de melhores condições às necessidades básicas de toda a população.
C_(__)_É a falsa ideia de que países subdesenvolvidos poderão avançar economicamente se seguirem o modelo de desenvolvimento dos países ricos.
D_(__)_É o desenvolvimento econômico que está atento ao impacto sobre a natureza, sobre os recursos não renováveis e sobre a poluição.

14. O temo “países em desenvolvimento” é:
A_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.
B_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo.
C_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um padrão de vida baixo, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.
D_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.

15. O Coeficiente de Gini é utilizado para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Mede-se entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda e 1 corresponde à completa desigualdade. Os dados que seguem abaixo são do Ministério da Saúde/ DATASUS, que traz informações sobre Índice de Gini da renda domiciliar per capita divulgados por municípios goianos. Observe os dados e assinale a alternativa correta:
Município
1991
2000
2010
Orizona
0,5561
0,5494
0,5127
Goiânia
0,5783
0,6129
0,5908
Anápolis
0,5615
0,5763
0,5152
Silvânia
0,6106
0,5913
0,5138
A_(__)_Orizona, de acordo com o índice em 2010, tem melhor distribuição de renda somente se comparada às cidades de Goiânia e Anápolis.
B_(__)_Em 2000, Goiânia possuía a pior distribuição de renda entre as cidades listadas.
C_(__)_Goiânia ao longo dos anos vem gradativamente melhorando a sua distribuição de renda.
D_(__)_Entre as cidades analisadas, Orizona tem a pior distribuição de renda, apesar de seu índice de Gini vir melhorando gradativamente.

16. O desenvolvimento com base no crescimento econômico que acentua as desigualdades sociais em vez de diminuí-la, aumentando mais o abismo que separa ricos de pobres é chamado de:
A_(__)_Subdesenvolvimento.     
B_(__)_ Desenv. sustentável.
C_(__)_Desenv. perverso.     
D_(__)_ Desenv. positivo.

17. Visão evolucionista que, de acordo com as mudanças, movem as sociedades de um estágio tradicional para um estágio moderno, numa escala de aperfeiçoamento é chamada de teoria:
A_(__)_do subdesenvolvimento.    
B_(__)_da depend. econômica. 
C_(__)_ da modernização.
D_(__)_do desenv. perverso.

18. Parte do ponto de vista econômico e das relações históricas entre os países considerados desiguais. A história é capaz de explicar a situação atual das desigualdades presentes: os países periféricos (dominados) vendiam aos países centrais (dominantes) produtos primários e matérias-primas e compravam produtos industrializados.
A_(__)_Teoria do desenvolvimento perverso.
B_(__)_Teoria do subdesenvolvimento.
C_(__)_Teoria do desenvolvimento sustentável.
D_(__)_Teoria da dependência econômica.

19. Propõe uma investigação mais detalhada do que a teoria do desenvolvimento. Após a primeira fase de exploração, iniciou-se um novo movimento que aprofundou ainda mais a dependência desses países. Estes continuaram a produzir os mesmos bens primários para exportação, mas iniciou-se o processo de internacionalização da produção industrial. Com isso, os produtos que eram fabricados nos países desenvolvidos passam a se produzidos nos países mais pobres, por conta do custo ser mais barato. A mão de obra é mais barata, o Estado oferece incentivos fiscais e a exploração dos recursos naturais não é tão fiscalizada quanto nos seus países de origem. A esta explicação chamamos de teoria:
A_(__)_da dependência econômica.
B_(__)_da modernização.
C_(__)_do subdesenvolvimento.     
D_(__)_ terceiro mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

amei todas as questões.
Foi muito útil pra mim.

Unknown disse...

Obrigada pelo seu blog amei foi muito produtivo pra mim

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