Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Sociologia: Correção da Lista de Exercícios

sábado, 22 de março de 2014

Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/11292_599721170043717_992698332_n.jpgProfª  Karoline Rodrigues de Melo
Série : 1ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Sociologia

1.     O intelectual considerado o pai da Sociologia chama-se:
A_(__)_Max Weber.
B_(__)_Émile Durkheim.
C_(__)_Karl Marx.
D_(__)_Augusto Comte.

2.     Sobre a Sociologia assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
B_(__)_A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases, buscando compreender os conflitos gerados por esse modelo econômico.
C_(__)_É também conhecida como “ciência da crise”, dado o período histórico no qual surgiu e também dos objetivos de compreender problemas e conflitos sociais para poder resolvê-los.
D_(__)_Surgiu apenas como uma tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna, sem caráter prático de interferir no rumo da civilização pós-revoluções.

3.     Ainda sobre a Sociologia, observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I. O cientista social ou sociólogo estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais.
II. A Sociologia se interessa por pesquisa costumes e hábitos, além de investigar as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.
III. Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos, interessa a toda à sociedade. Cobrindo todas as áreas do convívio humano – desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso –, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber.
IV. O maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica.
V. Sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais.
VI. Mais que sua aplicação em planejamentos, pesquisas e programas de intervenção, o conhecimento sociológico funciona também como uma disciplina humanística, no sentido de aperfeiçoamento do espírito, na medida em que compreende melhor o comportamento dos outros, a sua própria situação e a sociedade como um todo.
VII. A Sociologia não tem valor comprovado pela ciência e pouco serve para a compreensão da realidade social, uma vez que as relações sociais não são previsíveis e se modificam a todo o momento.
A_(__)_Apenas I, II, III, IV, V e VII estão corretas.
B_(__)_Apenas I, II, IV, V e VI estão corretas.
C_(__)_Apenas I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
D_(__)_Apenas I III e VI estão corretas.

4.     Augusto Comte foi um intelectual francês que se debruçou sobre os problemas da sociedade de sua época. Sobre ele e a ciência que criara, assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_Pretendeu elaborar propostas para resolver os problemas da sociedade de sua época.
B_(__)_Viveu na França pós-revolucionária. Acreditou na necessidade de criar uma ciência capaz de compreender a realidade social da época e organizar a nova sociedade que estava em ebulição.
C_(__)_Viveu em um período de tranquilidade social, sem conflitos importantes, o que proporcionou um ambiente favorável para o estudo e criação de um método de análise da sociedade da sua época.
D_(__)_Segundo ele, era necessário uma reforma completa da sociedade em que vivia, partindo para isso da reforma intelectual plena do homem.

5.     Observe as afirmativas abaixo, associe aos conhecimentos do senso comum e científico e depois assinale a alternativa correta:
I. O conhecimento que uma pessoa tem para, por exemplo, atravessar uma rua.
II. Sair no sereno é prejudicial à saúde.
III. Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido.
IV. Gato de três cores é sempre fêmea.
V. Para problemas no fígado, tome o chá de bolso ensinado pelos seus avós.
VI. A camomila além de um sedativo natural, possui ação anti-espasmódica, podendo ser utilizada para cólicas intestinais e até mesmo menstruais. Possui ação anti-inflamatória, sendo utilizada externamente na forma de loções, géis, cremes e pomadas.
VII. Tomar banho após a refeição é muito perigoso.
VIII. Menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica. A cor da pelagem dos gatos é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Quando tal raridade acontece, o gato tricolor é estéril.
A_(__)_Somente I, II, IV e VII dizem respeito ao senso comum.
B_(__)_Somente I, II, III, IV e VII dizem respeito ao s. comum.
C_(__)_Somente VI e VIII dizem respeito ao c. científico.
D_(__)_Somente VI, VII e VIII dizem respeito ao c. científico.

6.     Para a Sociologia, ser um indivíduo humanizado significa:
A_(__)_Ser humano basicamente.
B_(__)_Fazer o bem a todas as pessoas.
C_(__)_Aprender a se comportar como um ser humano, por meio do processo de socialização.
D_(__)_Viver de acordo com os mandamentos de Deus.

7.     Diz respeito ou faz parte da sociabilidade:
A_(__)_A capacidade de comunicação e de aprender com outros seres humanos.
B_(__)_Os ensinamentos que recebemos da família.
C_(__)_Aquilo que aprendemos na escola.
D_(__)_O que é ensinado na Igreja.

8.     Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos - Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Sobre histórias como estas, assinale a alternativa que corresponda ao que diz a Sociologia:
A_(__)_Para se tornar humano, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
B_(__)_Mesmo em condições de isolamento, o ser humano é capaz de se tornar humanizado dado a sua sociabilidade.
C_(__)_Eles podem ser considerados humanizados, mas não seres humanos.
D_(__)_Mesmo em isolamento social, podem, por meio da socialização, aprender o que é comum aos indivíduos que vivem em grupos.

9.     Sobre o processo de socialização assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_Um homem criado longe de outros seres de sua espécie é incapaz de se humanizar, não conseguindo desenvolver aptidões e reações que lhe deem identidade e possibilidade de interagir satisfatoriamente com seus semelhantes.
B_(__)_Um bebê humano, mesmo separado do seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que estas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea.
C_(__)_Para que um bebê humano se transforme em um homem propriamente dito, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longo aprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos.
D_(__)_O ser humano transmite suas experiências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginário e do conhecimento humano.

10. A Sociologia surgiu da necessidade de:
A_(__)_Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
B_(__)_Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, compreender os fenômenos sociais.
C_(__)_Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.
D_(__)_Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos deuses.

11. Levando em conta os estudos sociológicos, assinale a alternativa que responda a forma com que nos tornamos humanos.
A_(__)_Não nos tornamos humanos. Somos desde sempre, é algo da espécie.
B_(__)_É algo natural e não precisa aprender a ser.
C_(__)_Tornamo-nos humanos por meio do processo de aprendizagem, chamado de sociabilidade, que se dá no convívio com nossos semelhantes.
D_(__)_Tornamo-nos humanos por meio da socialização, isto é, pelo processo pelo qual passamos e aprendemos a nos comunicar, a conviver a nos comportar como seres humanos.

12. Durante este primeiro bimestre, vocês tiveram a oportunidade de conhecer uma nova ciência, a Sociologia. Também puderam pensar a respeito da sua importância para a sociedade. Observe as alternativas abaixo, em seguida, em relação ao conteúdo estudado, assinale a incorreta:
A_(__)_A Sociologia é a ciência que tem como objeto de estudo as relações sociais e as formas de associação e interação entre os seres humanos que vivem em sociedade.
B_(__)_A Sociologia é uma ciência muito importante, pois através da compreensão que ela pode nos proporcionar sobre a forma com que nós nos relacionamos e interagimos em sociedade, podemos também compreender e até sermos agentes de transformação da nossa realidade. Em outras palavras, estudar Sociologia nos ajuda a compreender a nossa sociedade, a identificar os seus problemas e as causas, dando-nos a oportunidade de mudarmos o que consideramos errado ou prejudicial a todos.
C_(__)_A Sociologia é uma área de conhecimento que surgiu da necessidade de se compreender as transformações sociais durante o período da Revolução Industrial.
D_(__)_A Sociologia como ciência nasceu na Grécia antiga, com os primeiros filósofos que tentavam entender os problemas sociais e buscavam solucioná-los através de pesquisas objetivas.

13. Sobre o que foi abordado a respeito do conceito de socialização e da sua importância para a espécie humana, assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_O ser humano necessita de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar culturas e se realizar plenamente como indivíduos.
B_(__)_A socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade.
C_(__)_É por meio da socialização que o ser humano, desde criança, se integra pouco a pouco ao grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos, regras e costumes de seu grupo.
D_(__)_A socialização é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade.

14. No começo do século XX, o escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) deu início à publicação de uma série de histórias cujo personagem central era um homem criado desde criança por grandes macacos na África. Era filho de um casal de nobres ingleses mortos após o naufrágio do navio que viajava pela costa africana, seu nome era John Greystoke. Os macacos que o criaram, porém, o chamavam de Tarzan. Sucesso imediato entre os leitores, Tarzan logo passou para as telas de cinema e para as histórias em quadrinhos, encantando sucessivas gerações. Nas histórias, Tarzan aprendeu a ler sozinho, com a ajuda apenas de um livro encontrado em uma cabana. Além disso, demonstrava sentimentos nobres e humanos e defendia valores semelhantes aos da sociedade em que viveu o escritor. Explique por que é impossível a um ser humano, em condições de isolamento social ter as características e comportamentos semelhantes ao do Tarzan (04 linhas).

15. Explique o que é:
A) Sociabilidade:


B) Socialização:

As questões discursivas serão analisadas em sala.

Obs: desconsiderar o comentário feito (na postagem anterior) sobre a questão de nº 05. Há apenas uma alternativa correta, e não duas como foi escrito. 

0 comentários:

Postar um comentário