Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
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Série : 2ª série do Ensino Médio
Lista de Exercícios de Sociologia
1. A
Sociologia surgiu no século XVIII, na Europa, durante a Revolução Industrial.
No entanto, em solo brasileiro ela só se desenvolveu em outro período, diante
da necessidade de se compreender a realidade de nosso país. Em que período isso
ocorreu?
A_(__)_No início do século XX, com a industrialização e
os conflitos oriundos dessa transformação social.
B_(__)_No século XVIII,
com a necessidade de se compreender os conflitos sociais entre senhores e escravos
C_(__)_No século XX, com a
necessidade de se compreender as transformações decorrentes da informatização.
D_(__)_No século XIX, com
a abolição da escravatura e o início da utilização da mão de obra assalariada.
2. Os
primeiros sociólogos brasileiros buscavam por meio de seus estudos
compreenderem a realidade social do nosso país. As primeiras questões que se
propuseram a estudar foram:
A_(__)_As questões
relacionadas ao Movimento Sem Terra – MST.
B_(__)_As questões sociais
voltadas ao bem estar e valorização da cultura indígena.
C_(__)_A contribuição do negro à sociedade brasileira e
sobre a miscigenação.
D_(__)_As questões de
desemprego e a importância de uma reforma educacional.
3. O
conceito de miscigenação significa:
A_(__)_Relações não
amistosas entre etnias diferentes.
B_(__)_Aceitação e
respeito às diferentes etnias presentes na mesma sociedade.
C_(__)_Convivência
conflituosa entre etnias presentes na mesma sociedade.
D_(__)_Mistura de raças, de povos de diferentes etnias,
ou seja, relações inter-raciais.
4. A democracia
racial significa:
A_(__)_A falsa ideia de que em um país as pessoas com
etnias diferentes não sofrem discriminação e preconceito.
B_(__)_Afirmar que não há preconceito racial, embora este
exista de forma mascarada, mas que ficam evidentes nos índices que evidenciam o
abismo social e econômico existente entre as étnicas em uma sociedade.
C_(__)_O reconhecimento da igualdade de direitos e o
respeito às etnias diferentes, sem preconceito ou discriminação.
D_(__)_O desejo de muitos sociólogos de acabar com os
preconceitos entre negros e brancos por meio da conscientização e da educação
para a diversidade.
5. O mito da democracia racial é:
A_(__)_Afirmar
que existe igualdade entre brancos e negros, mas que na realidade o que se
percebe é o preconceito mascarado, que pode ser evidenciado nos índices que
apontam um abismo gigantesco entre ricos e pobres.
B_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros
apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm
menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social exclusivamente
por causa das desigualdades sociais.
C_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros
apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm
menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social por conta do
preconceito que tem suas raízes na história brasileira.
D_(__)_É a real afirmação da existência de igualdade de
oportunidades, respeito e valorização de pessoas de etnias diferentes.
6. Gilberto Freyre foi um dos principais sociólogos brasileiros
da geração de 30. Em seu livro “Casa grande & senzala” descreve com
objetividade a contribuição histórica do negro na construção da sociedade
brasileira. Foi o primeiro a esboçar o conceito de democracia racial, baseado
em/na:
A_(__)_conflitos inter-raciais que denunciavam a dominação
dos brancos sobre os negros escravizados.
B_(__)_descrições
de inúmeras relações amorosas entre senhores e escravos, que contribuiu para a
miscigenação do Brasil.
C_(__)_os senhores atribuíam aos negros tarefas braçais e
subalternas.
D_(__)_inexistência de conflitos raciais com base em
justificativas religiosas.
7. Aprendemos que, no Brasil, o racismo tem origem histórica.
Assinale a alternativa correta sobre essa afirmação:
A_(__)_O racismo teve seu início no período do
neocolonialismo, quando os europeus criaram justificativas ditas científicas
para a imposição da cultura e do modo de vida europeus às sociedades do
continente africano. Argumentavam que o branco era mais evoluído do que o
negro, portanto, mais humano.
B_(__)_O racismo
teve seu início no período da colonização quando os portugueses perceberam a
rentabilidade do tráfico de escravos e da necessidade de mão de obra nos engenhos
de açúcar buscou-se a sustentação ideológica de que os negros eram inferiores
aos brancos.
C_(__)_O racismo teve seu início no período da colonização
portuguesa quando começaram a surgir as primeiras ideologias justificando o
domínio da Europa sobre as demais religiões. Doutrinas defendiam serem os
brancos europeus destinados por Deus e pela história a comandar o mundo e as
raças consideradas inferiores.
D_(__)_O racismo teve seu início no período no início do
século XX, com a disseminação das ideologias nazistas pelo mundo, que defendiam
a superioridade da raça ariana e a exterminação em massa das etnias
consideradas “menos humanas”.
8. São características de países pobres:
A_(__)_Baixa renda per capta, independência econômica e
tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
B_(__)_Renda per capta nivelada, dependência econômica e
tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
C_(__)_Baixa
renda per capta, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na
distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices
de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.
D_(__)_Baixa renda per capta, dependência econômica e
tecnológica, poucas desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
9. É um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento
econômico de um país ou região por meio da soma dos salários de toda a
população dividido pelo número de habitantes. Quando o índice é baixo, é uma
característica de países pobres:
A_(__)_Produto Interno Bruto.
B_(__)_Renda per
capta.
C_(__)_Dívida externa.
D_(__)_Inflação.
10. A mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças no
primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil,
que consiste nos números observados durante um ano, referido ao número de
nascidos vivos do mesmo período. O índice considerado aceitável pela Organização
Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes a cada mil nascimentos. Em relação a esse
indicador, em países pobres o índice de mortalidade infantil é:
A_(__)_Índice zero.
B_(__)_Índice moderado.
C_(__)_Índice
elevado.
D_(__)_Não é indicador pobreza.
11. É uma formulação teórica desenvolvida por intelectuais,
que faz a caracterização dos países como "atrasados" decorrente da
relação do capitalismo mundial de dependência entre países "centrais"
e países "periféricos". Teoria do/da:
A_(__)_dependência econômica.
B_(__)_mito do desenvolvimento econômico.
D_(__)_do estagnocionismo.
C_(__)_subdesenvolvimento.
12. O racismo é percebido e vivido no cotidiano: nos shopping
centers de elite, onde os trabalhadores negros são confinados em postos de
vigias ou faxineiros e raramente empregados em atividades de atendimento ao
público; na programação televisiva, onde os negros/as, quando aparecem, ocupam
as tradicionais posições de subordinação (a empregada doméstica, o bandido, a
prostituta, o menino de rua, o segurança); nas piadas e expressões de cunho
racista sempre presentes nas reuniões de famílias brancas. Sobre essa temática
assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_O racismo é um tipo de preconceito que tem origem
histórica, fortalecida principalmente no período colonial, quando os brancos
perceberam o quanto era rentável a mão de obra escrava nas lavouras de
cana-de-açúcar e o tráfico negreiro.
B_(__)_As novelas brasileiras têm um papel importante na
manutenção de ideias discriminatórias em relação aos negros, pois na sua
maioria, são reservados a eles personagens que ocupam baixa posição social.
C_(__)_As piadas e expressões de cunho racista são uma
forma de propagar esse preconceito, evidenciando que, ainda que neguem, as
pessoas não respeitam as diferenças étnicas.
D_(__)_O racismo
é um falso problema criado por um grupo minoritário que não aceita o fato de
não existir discriminação racial, mas sim a desigualdade social pura e simples.
13. O que é o mito do desenvolvimento econômico?
A_(__)_É a ideia que defende ser possível o desenvolvimento
por meio de investimentos em alimentação, saúde, habitação e educação.
B_(__)_São os esforços oriundos de economistas, políticos
e cidadãos em busca de melhores condições às necessidades básicas de toda a
população.
C_(__)_É a falsa
ideia de que países subdesenvolvidos poderão avançar economicamente se seguirem
o modelo de desenvolvimento dos países ricos.
D_(__)_É o desenvolvimento econômico que está atento ao
impacto sobre a natureza, sobre os recursos não renováveis e sobre a poluição.
14. O temo “países em desenvolvimento” é:
A_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui
um padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.
B_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui
um padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) baixo.
C_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui
um padrão de vida baixo, uma base industrial sólida e um Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.
D_(__)_usado
geralmente para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e
médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
15. O Coeficiente de Gini é utilizado para calcular a
desigualdade de distribuição de renda. Mede-se entre 0 e 1, onde 0 corresponde
à completa igualdade de renda e 1 corresponde à completa desigualdade. Os dados
que seguem abaixo são do Ministério da Saúde/ DATASUS, que traz informações
sobre Índice de Gini da renda domiciliar per capita divulgados por municípios
goianos. Observe os dados e assinale a alternativa correta:
Município
|
1991
|
2000
|
2010
|
Orizona
|
0,5561
|
0,5494
|
0,5127
|
Goiânia
|
0,5783
|
0,6129
|
0,5908
|
Anápolis
|
0,5615
|
0,5763
|
0,5152
|
Silvânia
|
0,6106
|
0,5913
|
0,5138
|
A_(__)_Orizona, de acordo com o índice em 2010, tem
melhor distribuição de renda somente se comparada às cidades de Goiânia e Anápolis.
B_(__)_Em 2000,
Goiânia possuía a pior distribuição de renda entre as cidades listadas.
C_(__)_Goiânia ao longo dos anos vem gradativamente melhorando
a sua distribuição de renda.
D_(__)_Entre as cidades analisadas, Orizona tem a pior
distribuição de renda, apesar de seu índice de Gini vir melhorando gradativamente.
16. O desenvolvimento com base no crescimento econômico que
acentua as desigualdades sociais em vez de diminuí-la, aumentando mais o abismo
que separa ricos de pobres é chamado de:
A_(__)_Subdesenvolvimento.
B_(__)_ Desenv. sustentável.
C_(__)_Desenv. perverso.
D_(__)_ Desenv. positivo.
17. Visão evolucionista que, de acordo com as mudanças, movem
as sociedades de um estágio tradicional para um estágio moderno, numa escala de
aperfeiçoamento é chamada de teoria:
A_(__)_do subdesenvolvimento.
B_(__)_da depend. econômica.
C_(__)_ da
modernização.
D_(__)_do desenv. perverso.
18. Parte do ponto de vista econômico e das relações históricas
entre os países considerados desiguais. A história é capaz de explicar a
situação atual das desigualdades presentes: os países periféricos (dominados)
vendiam aos países centrais (dominantes) produtos primários e matérias-primas e
compravam produtos industrializados.
A_(__)_Teoria do desenvolvimento perverso.
B_(__)_Teoria do
subdesenvolvimento.
C_(__)_Teoria do desenvolvimento sustentável.
D_(__)_Teoria da dependência econômica.
19. Propõe uma investigação mais detalhada do que a teoria do
desenvolvimento. Após a primeira fase de exploração, iniciou-se um novo
movimento que aprofundou ainda mais a dependência desses países. Estes
continuaram a produzir os mesmos bens primários para exportação, mas iniciou-se
o processo de internacionalização da produção industrial. Com isso, os produtos
que eram fabricados nos países desenvolvidos passam a se produzidos nos países
mais pobres, por conta do custo ser mais barato. A mão de obra é mais barata, o
Estado oferece incentivos fiscais e a exploração dos recursos naturais não é
tão fiscalizada quanto nos seus países de origem. A esta explicação chamamos de
teoria:
A_(__)_da
dependência econômica.
B_(__)_da modernização.
C_(__)_do subdesenvolvimento.
D_(__)_ terceiro mundo.
2 comentários:
amei todas as questões.
Foi muito útil pra mim.
Obrigada pelo seu blog amei foi muito produtivo pra mim
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