Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Filosofia: Lista de Exercícios

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lista de Exercícios – Filosofia – 1º Ano

1) Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, julgue “V” para as afirmativas verdadeiras, e “F” para as falsas:
__Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
__Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.
__O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação.
__A conhecida frase "o homem é a medida de todas as coisas" surgiu dos ensinamentos sofistas.
__Uma das mais famosas doutrinas sofistas é a teoria do contra-argumento. Eles ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser refutado por outro argumento, e que a efetividade de um dado argumento residiria na verossimilhança (aparência de verdadeiro, mas não necessariamente verdadeiro) perante uma dada plateia.

2) Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como:
A) Sofistas.                                       B) Pré-socráticos.
C) Socráticos.                                  D) Platônicos.

3) Os sofistas foram mestres da oratória, que vendiam para os cidadãos suas habilidades com o discurso, fundamental para a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse bem. Acreditavam que a verdade não era absoluta, mas é fruto das construções humanas. Os principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para eles, como afirma a frase de Protágoras, ‘o homem é a medida de todas as coisas’. Por isso não existiriam coisas como o frio real. O frio é frio apenas para quem o sente, também não existiriam um sentimento natural de pudor, ou a verdade que Sócrates tanto procurava. A partir do que vimos em sala de aula escolha a alternativa correta.
A) Os sofistas buscavam a construção de uma política de ordem retórica, baseando-se normalmente nos interesses de quem defendia os vários pontos de vista possíveis.
B) De acordo com os sofistas, todos nós poderíamos chegar a uma ética universal de caráter político.
C) O que importava na realidade para os sofistas políticos era a construção de uma sociedade mais rica.
D) Os sofistas eram amigos de Sócrates e, por isso, buscavam a verdade universal dentro de cada homem.

4) O filme “Sócrates”, de Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte. Quais foram as acusações que levaram Sócrates a ser condenado pela assembleia ateniense?
A) De disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.
B) De criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.
C) De cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.
D) De não acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.

5) Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:
A) Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.
B) Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.
C) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.
D) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não admitindo que eles tenham se enganado ou mentido.
10. Tem como significado "dar a luz (parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: no primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. A este exercício filosófico chamamos de:
A) Ironia socrática.               B) Maiêutica.
C) Sofisma.                          D) Dialética.

11.  Certa vez, o filósofo romano Cícero disse que “Sócrates trouxe a filosofia do céu para a terra”. Assinale a alternativa que corresponde a melhor explicação para essa afirmação.
A) Antes de Sócrates, a filosofia era cosmológica, isto é, tratava de explicar o mundo sobre a visão do cosmos e dos deuses. Com Sócrates inaugura-se a filosofia antropocêntrica, isto é, o homem como sendo o centro das investigações filosóficas. O filósofo preferiu prestar atenção à política e a forma de interação do homem em sociedade.
B) Que Sócrates era um filósofo que vivia “no mundo das nuvens”, sem se preocupar com as coisas da cidade e de sua família.
C) Exprime exatamente o caráter da investigação socrática. Ela tem por objeto exclusivamente a origem da vida e do mundo e não a comunidade em que vive.
D)Nenhuma das alternativas.

12. Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for incorreto:
A) Sócrates acreditava que deveria passar a vida filosofando, isto é, examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas.
B) Nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.
C) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República.
D) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude.


Respostas:
1. v - v - v - v- v-
2. a
3. a
4. d
5. c
10. b
11. a
12. c

0 comentários:

Postar um comentário