Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Sociologia: Lista de Exercícios para Revisão

sexta-feira, 23 de maio de 2014



Lista de Exercícios – Sociologia – 3º ano

1.      Argumente se, na sua origem, a Democracia foi realmente se mostrou genuinamente democrática.
2.      Estabeleça a relação existente entre a participação política e cidadania.
3.      Explique a frase a seguir: “A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade”.

4.     Acerca da democracia ateniense, faça a soma correta:
01) Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos após a instauração de sua forma primitiva com as reformas de Sólon por volta de 590 a.C.
02) Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas.
04) Eram considerados cidadãos apenas os indivíduos do sexo masculino, maior de 21 anos, nascidos na cidade-estado de Atenas.
08) Mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos e, portanto, não participavam diretamente.
16) A vida política era muito importante na Grécia Antiga, a ponto de um cidadão ser considerado inútil, caso não participasse das decisões.
32)Os cidadãos tinham o direito de eleger um integrante da sociedade que pudesse representá-lo politicamente.      Soma:________

5.      É o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para representar um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em nome do povo. Os eleitos se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República. A esta forma de governo chamamos democracia:
A) ateniense.   B) representativa.  C) parlamentar.   D) republicana.

6.     É o tipo de democracia na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões:
A) representativa.      B) direta.       C) moderna.      D) antiga.

7.      Observe as afirmativas e faça a somatória correta daquelas que correspondem à democracia representativa:
01) O sufrágio universal conseguiu quantitativamente garantir a participação da grande maioria de cidadãos.
02) Torna estrutural e permanente uma separação entre dirigentes e dirigidos.
04) A  opinião povo, geralmente, só é consultada uma vez a cada quatro anos.
08) Representa a participação direta do cidadão nas decisões políticas da sua cidade, estado ou país.
16) A população tende a pensar que, elas próprias não poderiam gerir os problemas da sociedade e que existe uma categoria especial de homens dotados da capacidade especifica de governar.                   Soma:________

8.     Os partidos políticos são os meios utilizados para a prática dessa democracia. Um Partido Político é um grupo organizado formal e legalmente, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político. Esse tipo de organização pertence à democracia:
A) direta.        B) ateniense.       C) representativa.     D) antiga.

9.     Existem algumas condições para que uma sociedade seja democrática. A seguir, são relacionadas algumas dessas características. Aponte a opção falsa.
A) Liberdade de criar e associar-se a organizações.
B) Direito de voto.
C) Impedimento de manifestações ou preferências políticas.
D) Elegibilidade para cargos públicos.

10.        A Filosofia afirma que a Democracia traz em sua essência o conflito. Assinale a alternativa que melhor explica essa afirmação:
A) Traz em sua essência o conflito, pois os indivíduos que fazem parte da cidade não levam em conta o interesse do outro, buscando sempre a valorização da opinião particular.
B) Admite o conflito por meio da força e da prática da violência de forma consensual.
C) É a única forma de política que admite o conflito, justamente porque percebe a diversidade de opiniões, posições e argumentos como legítimas. Em um país democrático, os conflitos, isto é, diferentes posicionamentos acerca dos assuntos sociais são resolvidos politicamente.        
D) Admite o conflito em seu interior, apenas para evitar situações constrangedoras politicamente, pois em sua essência, tenta impedir a diversidade de opiniões e posicionamentos políticos.

11.    Na democracia ateniense o cidadão era visto/valorizado como:
A) O cidadão era valorizado pelos bens que possuía, não sendo necessário participar das decisões políticas da cidade.  
B) O cidadão valorizado era aquele que participava ativamente da vida política. Deveria participar das assembleias, nas decisões no dos rumos da cidade e ter habilidade com a palavra, isto é, saber discursar e defender o seu ponto de vista.
C) O bom cidadão era aquele que, em seu cargo público, soubesse representar os demais, votando em favor da população.        
D) Nenhuma das alternativas.

12.    “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
A) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político.
B) A cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.
C) O cidadão é aquele que vive em sociedade.
D) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.

13.    A respeito do conceito de cidadania e da sua relação com a política, principalmente com a democracia, observe as afirmativas e faça a somatória apenas das corretas:
01) É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
02) Na Grécia Antiga, a cidadania compreendia, em especial, a participação política.
04) A cidadania ateniense era restrita a um seleto grupo de pessoas, de forma que, uma grande parcela da sociedade era excluída da cidadania e, consequentemente da política.
08) Em nossa sociedade, o conceito de cidadania é mais amplo do que no período antigo. Ele abrange além de deveres, direitos e a possibilidade de participação política por meio da eleição de um representante.
16) Ser cidadão na atualidade corresponde ser detentor de direitos, mesmo antes do nascimento (ex.: direito à vida.
32) Ser cidadão, hoje, vai além de direitos e deveres em uma sociedade democrática. É necessária a consciência política, participar ativamente, escolher bem os representantes e vigiar a sua atuação.                                                                                           Soma:_______

14.   Há uma diferença fundamental entre a concepção da democracia concebida pelos pensadores modernos, que combateram o Antigo Regime com a Revolução Francesa, e a democracia concebida pela Antiguidade Clássica grega em Atenas. Essa diferença caracteriza-se, entre outras coisas, pela maneira de articular a relação entre a esfera pública e a esfera privada da sociedade. Assinale a alternativa incorreta:
A) O homem grego realizava-se como cidadão participando da esfera pública, era nela que adquiria notoriedade e podia afirmar sua individualidade como homem livre.
B) A democracia ateniense era limitada, pois impedia o acesso à esfera pública de um grande contingente da população, composto pelas mulheres, pelos escravos e pelos estrangeiros, todos relegados à vida privada.
C) Na democracia representativa, na esfera pública, a relação entre os cidadãos era regida pelo princípio de igualdade diante da lei e do igual direito à palavra. Os cidadãos formam assembleias em que a prática da violência estava excluída. Na esfera privada, esses princípios eram negados.
D)A república democrática representativa - que deveria, em princípio, ampliar a liberdade política por permitir ao cidadão escolher entre a dedicação à vida privada ou à vida pública - apresentou inicialmente um caráter de exclusão sociopolítica semelhante à da democracia ateniense. Em duas das maiores potências mundiais, isto é, na França e na Inglaterra, as mulheres alcançaram plena cidadania pelo sufrágio universal só depois da Segunda Guerra Mundial.

15.    “Zeus, temendo a destruição total de nossa espécie, enviou Hermes para dar aos homens as qualidades do respeito ao próximo e do senso de justiça, de modo a trazer a ordem a nossas cidades e criar laços de amizade e união. Hermes perguntou a Zeus de que forma devia distribuir estes dons entre os homens: devo distribuir estes dons de modo desigual, como nas artes? Devo distribuir a justiça e o respeito para alguns, ou para todos? A todos, disse Zeus. Deixe que todos tenham sua parte. Não poderá haver cidades se apenas uns poucos partilharem estas virtudes, como nas artes.” (Platão. Protágoras, 322 c-d). Por meio da narrativa mítica, a passagem acima afirma um dos princípios fundamentais da democracia. Mas, existem diferenças entre a Democracia Grega, do século V a.C., e as Democracias Liberais, do século XX, dentre as quais podemos destacar:
A) A democracia grega, especificamente em Atenas, era participativa, pois era cobrada dos cidadãos a participação na vida pública através da presença nas assembleias. As democracias liberais caracterizam-se como representativas, pois, para o estabelecimento dos governos, os cidadãos, através do voto, escolhem representantes para os cargos executivos e para a formação das assembleias.
B) Na Grécia o direito à cidadania restringia-se aos homens livres, maiores de idade, nascidos nas áreas rurais e filhos de pais espartanos. Nas democracias liberais recentes existem restrições ao conceito de cidadania aos estrangeiros dada à impossibilidade de naturalização.
C) Na democracia ateniense, não se exclui da vida pública ninguém, uma vez que as mulheres, os escravos e os estrangeiros (metecos) tinham direitos iguais. Nas democracias atuais, os parlamentos devem deliberar sobre o que seja de interesse dos cidadãos, fazendo prevalecer à vontade da maioria e excluindo todas as formas de oposição.
D) A organização dos sindicatos na Grécia garantia a defesa dos interesses dos trabalhos e, consequentemente, da democracia, enquanto o sentido de cidadania, nos dias de hoje, inclui, apenas a participação eleitoral, através de reivindicações que ultrapassam os programas partidários.

16.   A preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do(a):
A) igualdade de todos perante a lei.
B) inclusão dos deficientes na sociedade.
C) os fichas-sujas poderem se candidatar as eleições.
D) estatuto da criança e do adolescente.

17.    Denomina-se arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa):
A) corrupção.                        B) democracia.
C) discriminação racial.      D) política.

18.   O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Hoje em dia, o conceito foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Em relação à participação do cidadão na sociedade, na política e na democracia, some todas as alternativas corretas:
01) Ser cidadão é compreendido atualmente como ter o direito de ter direitos, mas também compreende a consciência política e de sua participação ativa na sociedade.
02) No Brasil, a criança antes mesmo de nascer, tem direitos garantidos, como o direito à vida. No entanto, um cidadão pleno não é apenas aquele que tem direitos garantidos, mas que contribui para que, por meio de reivindicações, que outros direitos possam ser criados quando há a necessidade.
04) Uma grande parte da população brasileira, apesar dos direitos garantidos pela Constituição, não tem acesso à cidadania plena.
08) Ser um cidadão pleno depende exclusivamente da vontade do indivíduo que vive em sociedade.
16) Para que a democracia se torne um governo “do povo e para o povo” é necessário a participação ativa do cidadão na sua construção. E isso se dá por meio de garantias básicas, como educação, saúde, moradia, recursos necessários para que o cidadão se desenvolva e tenha condições de participar plenamente da sociedade em que vive.  Soma:______

19.   O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo, é preciso desenvolver a ideia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que o mundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com o desconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hoje tuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o  que  significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.
Assinale a opção que está em desacordo com as ideias do texto.
A) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são suficientemente democráticas.
B) A proposta de ampliação do conceito de democracia transcende as questões públicas e políticas e invade o universo individual e privado.
C) A consolidação da democracia tem como condição a abrangência das questões da vida cotidiana.
D) A mudança do conceito de democracia é uma transformação que está ocorrendo na sociedade e seus resultados já estão sendo percebidos.

20.   É uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório e de Estado. De um modo geral, àqueles que o apoiam são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias baseadas na livre associação. Esta definição se refere ao conceito de:
A) Democracia.    B) Anarquia.     C) Monarquia.      D) Aristocracia.

21.    Hoje é visto como um governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente pode ou não acumular o poder executivo permanecendo por quatro anos. A esta forma de governo chamamos de:
A) República (democracia indireta).
B) Monarquia.
C) República (democracia direta).
D) Anarquia.


Respostas:
4. 01+02+04+08+16
5. b
6. b
7. 01+04+16
8. c
9. c
10. c
11. b
12. d
13. 01+02+04+08+16+32
14. c
15. a
16. b
17. d
18. 01+02+04+16
19. d
20. b
21. a

0 comentários:

Postar um comentário