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[2ª Série] Filosofia: Lista de Exercícios de Revisão

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Caros alunos, 
Segue abaixo uma lista de exercícios para que possam testar os seus conhecimentos sobre o que foi estudado este bimestre. Lembrando que, além do conteúdo sobre René Descartes e a sua Dúvida Metódica, é necessário também estudar o conteúdo sobre David Hume!
Profª Karoline Rodrigues de Melo

Lista de Exercícios – Filosofia – 2º Ano

1. A respeito da filosofia de René Descartes e seus conceitos, faça a somatória das afirmativas corretas:
01)  Ele busca um novo método para conhecer a realidade, uma vez que, aquilo que ela havia aprendido fora sustentado sobre opiniões duvidosas.
02) O argumento do gênio maligno explica a crença que o filósofo tinha na existência de um ser capaz de enganá-lo inclusive quanto aos conhecimentos que parecem ser mais evidentes, como os da matemática, fazendo-o acreditar que, por exemplo, 2+2=4 sendo que na verdade não o é.
04) O exercício da dúvida metódica ou hiperbólica é um método cartesiano que busca refletir sobre tudo o que ele conhecia e pensava ser verdadeiro para verificar se eles realmente eram.
08) O conhecimento originário dos sentidos não eram completa-mente confiáveis, pois eles muitas vezes nos enganam. 
16) Descartes afirma que não é prudente se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.         Somatória: __________

2. É a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio, que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Tem como principal representante da modernidade o filósofo Descartes:
A) Empirismo. B) Racionalismo. C) Inatismo.  D) Experiência.

3. René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês do século XVI. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considera-do um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. É assim considerado, pois/por:
A) por causa dos seus argumentos do Deus enganador e do gênio maligno.
B) por suspeitar dos conhecimentos vindos dos sentidos.
C) pois discordava das concepções tomista-aristótelicas.
D) pois decidiu buscar a ciência por conta própria. Procurou criar um método investigativo que pudesse identificar o verdadeiro conhecimento, conseguido através do trabalho lógico da mente.

4. É amplamente conhecido, na história da filosofia, como Descartes coloca em dúvida todo o conhecimento, até encontrar um fundamento inabalável; uma espécie de princípio de reconstituição do conhecimento. Neste processo, Descartes elege uma regra metodológica que o orientará na busca de novas verdades. A regra geral que orientará Descartes na busca de novas verdades é: 
A) Clareza e distinção.
B) A possibilidade do mundo externo.
C) A possibilidade de unirmos corpo e alma.
D) A certeza dos juízos matemáticos.

5. A respeito da tentativa de Descartes de criar um novo método para o conhecimento, analise as afirmativas e faça a somatória somente das corretas:
01) O argumento do Cogito é utilizado por ele em suas Meditações na tentativa de fundamentar sua Teoria do Conhecimento.
02) Descartes pretende chegar a um fundamento de sua Teoria do Conhecimento, que seja o mais evidente e verdadeiro possível. Para isso, ele se utiliza de um artifício para levar a cabo seu traba-lho: o princípio da dúvida (Duvidoso=falso).
04) Ao percorrer suas Meditações, Descartes descarta a experiência como fundamento do conhecimento através do Argumento do Erro dos Sentidos.
08) Rejeita também a sensação interna, de coisas imediatas, como a própria existência, utilizando-se do Argumento do Sonho.
16) Descartes cria o argumento do gênio maligno, criando a possibilidade de estar enganado até em relação as verdades matemáticas. Trata-se de um artifício psicológico, para deixar a sua consciência atenta a tudo que dizem ser verdadeiro.  S=_____

6. É a postulação de que o ato de sonhar providencia evidência preliminar de que os sentidos, através dos quais confiamos para distinguir realidade de ilusão, não devem ser plenamente confiá-veis, e como tal, qualquer estado que dependa dos sentidos devem ser no mínimo, cuidadosamente examinados e testados com rigor para determinar se algo é de fato real. A este argumento de Descartes, damos o nome de argumento do:
A) erro dos sentidos.                 B) gênio maligno.
C) deus enganador.                   D) do sonho.

7. A respeito da Dúvida Metódica de Descartes, observe as afirmativas e faça a somatória apenas das corretas:
01) É chamada de metódica, pois faz parte de um método que procura o conhecimento verdadeiro.
02) É provisória, temporária, pois pretende-se ultrapassá-la e chegar à verdade.
04) É chamada de hiperbólica, exagerada propositadamente, para que nada lhe escape.
08) É radical, pois incide sobre os fundamentos, as bases de todo o conhecimento.
16) É um exercício voluntário e autônomo, pois não é imposta, é uma iniciativa pessoal. 
32) A dúvida irá conduzir a razão a uma primeira verdade incontestável: o cogito.  Somatória: _______

8. O que é o Cogito de Descartes?
A) É a Dúvida Metódica, compreendida por ele como um conheci-mento indubitável, isto é, inquestionável.
B) É o argumento do erro dos sentidos, que afirma ser o indivíduo capaz de equívocos quando se baseia na experiência sensível para conhecer a realidade.
C) É o argumento do deus enganador, que supõe que um ser superior seja capaz de fazê-lo crer em conhecimentos falsos, mesmo que pareçam óbvios e evidentes.
D) É o resultado proveniente da Dúvida Metódica. Descartes chega ao cogito depois de um exercício filosófico que passou pela dúvida do conhecimento sensível, da sua própria existência, da possibilidade de engano do conhecimento racional. O filósofo chega ao cogito, ao concluir que, se pode duvidar do que acredita existir, é porque pensa, e se pensa, existe.

9. Descartes empregou um método universal para o conhecimento. Qual das seguintes alternativas está em desacordo com o método cartesiano?
A) Nada pode ser aceito como verdade mesmo quando reconheci-do como tal.
B) Deve-se dividir os problemas em tantas partes quanto possível.
C) A reflexão deve seguir uma ordem definida, começando com o que for mais simples.
D) Deve-se ter certeza de que tudo foi examinado, sem omissões.

10. Descartes desenvolve o argumento que supõe a existência de uma divindade que tudo pode e por quem foi tudo foi criado. Esse deus poderia nos enganar, fazendo-nos acreditar em uma realidade diferente da verdade. A este argumento damos o nome de argumento do/da:
A) erro dos sentidos.             B) gênio maligno. 
C) deus enganador.                D) racionalidade.

11. Para Descartes, uma ideia duvidosa era aquela que:
A) Que se apresenta de forma clara e distinta ao espírito humano.
B) Que se torna inconsistente perante o argumento do gênio maligno.
C) Que não resiste ao argumento do Deus enganador, presente no exercício da dúvida metódica.
D) Não passa totalmente pelo crivo da razão. Isto é, pelo critério da evidência (clareza e distinção).

12. Para Descartes, o conhecimento indubitável é:
A) de tal modo distinto e claro que dele não se pode duvidar.
B) que provoca dúvidas quanto a sua veracidade.
C) incapaz de resistir ao exercício da dúvida metódica.
D) proveniente dos sentidos.

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